A parceria entre o Grupo de Artesanato com Resíduo Reciclado - Garr do Sinteemar e a Universidade Aberta da Terceira Idade - Unati, tem rendido muitos frutos. Durante esta semana, as dirigentes Marlene Gobbi, Jeanete Bezerra e Tereza da Costa ministraram um curso de confecção de vasos com reaproveitamento de embalagens de produtos de limpeza.O público alvo destes cursos são os idosos alunos da Unati. É uma atividade que estimula o cuidado com o meio ambiente, a coordenação motora e a criatividade.
Estreia nesta quinta-feira, 27, o "Podcast Movimento". Disponível em formato de vídeo no YouTube e Facebook, o programa será quinzenal e aborda questões de política sindical e social e é mediado pela dirigente e servidora aposentada, Laurice Ricardo.O tema desta primeira edição será "O que as lutas trabalhistas influenciam nas políticas públicas" e recebe como convidados o presidente do Sinteemar, Luís Cláudio, e a professora da Universidade Estadual de Maringá, Celene Tonela. O programa também terá a participação do musicista Tijolo.
Esta segunda-feira foi dia de visita do dirigente da CUT do Paraná, Luiz Carlos.Ele esteve no Sinteemar para rever os amigos e trazer uma leitura da atual conjuntura da situação dos trabalhadores no Paraná.
Fruto de uma parceria entre o Grupo de Artesanato com Resíduo Reciclado - Garr e a Secretaria dos Técnicos do Sinteemar com aPró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Maringá, teve início nesta quinta-feira, 20, a primeira etapa do curso "Conceito de Meio Ambiente e Aplicação das Técnicas 5R no Setor Operacional das IES".O presidente do Sinteemar, Luís Cláudio, fez a abertura da primeira aula, explicando a importância deste curso para a categoria e para toda a sociedade. Também falou sobre o quanto o sindicato é indispensável a toda a categoria. "O sindicato existe para defender os direitos de cada um de vocês. Estamos sempre a disposição de todos".O curso tem por objetivo capacitar o setor operacional de zeladoria na conscientização da conservação ambiental e trato com resíduos sólidos. Juntamente, de apresentar um mecanismo de organizar regras para uma boa gestão ambiental do setor de trabalho, estimular para preservar e reciclar os resíduos sólidos produzidos no local de trabalho e, assim, prevenir por meio de ações a proteção ambiental.
A segunda etapa do curso de capacitação sobre Negociação e Contratação Coletiva da Escola Sul da Centra Única dos Trabalhadores - CUT, foi realizada nos dias 13 e 14 de junho como continuação a etapa ocorrida em maio. O presidente do Sinteemar, Luís Cláudio, e a dirigente Marisa Morales - que também é secretária de Formação da CUT Paraná, estiveram no evento, que contou com a participação de representantes de sindicatos de todo o estado.O objetivo central desta capacitação é enriquecer o entendimento sobre os temas essenciais relacionados ao ambiente de trabalho, explorando as interações sociais entre capital e trabalho. O curso apresenta conceitos fundamentais para desenvolver estratégias eficazes no processo de condução de uma Negociação e Contratação Coletiva.A formação se concentra em compreender o contexto histórico das lutas trabalhistas e a dinâmica organizacional necessária para realizar negociações coletivas com sucesso. É um pilar fundamental para sindicalistas e demais representantes.
Em todo o Brasil estão sendo organizadas manifestações contra o projeto de Lei 1904/2024, que condena mulheres e meninas que realizarem aborto legalmente após a 22ª semana de gravidez. Em Maringá, haverá manifestação contra este PL nesta terça-feira, dia 18, às 17 horas, com concentração na Praça Raposo Tavares. O objetivo da manifestação é salvar a vida das mulheres e não permitir um retrocesso nos direitos das vítimas de estupro.O projeto, já apelidado de "PL dos estupradores" que foi colocado para ser votado em regime de urgência na Câmara dos Deputados pelo deputado Arthur Lira, propõe mudar a lei do aborto legal que existe no Brasil desde 1940, em que a pessoa tem direito ao aborto legal para casos de estupro. Com a mudança, a mulher ou menina que realizar o aborto legal após a 22ª semana de gravidez é condenada a 20 anos de prisão. Esse período é maior do que a pena para o estuprador, que é de 6 a 15 anos.Os autores do projeto desconsideram que há um período considerável até a vítima de estupro saber que está grávida e outra demora para que a justiça aprove a realização do aborto legal. No Brasil, 60% dos estupros ocorrem contra meninas e adolescentes, o que leva muitas a demorarem pra saber que estão grávidas.
O Hemocentro Regional de Maringá, serviço de hemoterapia do Hospital Universitário Regional de Maringá, possui uma unidade móvel para facilitar a coleta de sangue da comunidade. Na última semana, o ônibus do Hemocentro esteve em frente ao Restaurante Universitário da UEM e a diretoria do Sinteemar esteve presente para rever os colegas do local e prestigiar o trabalho do setor.A modalidade móvel do Hemocentro é muito importante, pois possibilita que moradores não tenham a necessidade de se deslocar até o local fixo e também que pessoas de outras cidades possam fazer a doação, contribuindo para a manutenção dos estoques de sangue.
O Grupo de Artesanato com Resíduo Reciclado - Garr e a Secretaria dos Técnicos do Sinteemar, em uma parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários e a Diretoria de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Maringá estão organizando o curso Conceito de Meio Ambiente e Aplicação das Técnicas 5R no Setor Operacional das IES.O curso tem por objetivo capacitar o setor operacional de zeladoria na conscientização da importância da conservação ambiental e trato com resíduos sólidos. Também de apresentar um mecanismo de organizar regras para uma boa gestão ambiental do setor de trabalho, estimular para preservar e reciclar os resíduos sólidos produzidos no local de trabalho e, assim, prevenir por meio de ações a proteção ambiental.Informações sobre o curso:Dias: 20 e 27 de junho; 4, 11 e 18 de julhoHorário: 13h30 às 17h30Local: Sala de Treinamento da TDE - UEMLink de inscrição: https://bit.ly/conceitodemeioambiente
Em uma visita aos servidores e estudantes que almoçam no Restaurante Universitário da UEM, a diretoria e os funcionários do Sinteemar fizeram questão de uma refeição no local antes de uma reunião.Foi um momento de rever antigos colegas e apreciar o saboroso almoço servido pelos funcionários do RU.
Entre a última sexta-feira e domingo, 7 a 9 de junho, o Sinteemar, em uma parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade - Unati, esteve entre os 22 expositores da Arena Sustentável Maringá. Os estandes apresentavam ao público diversos projetos que promovem a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, atendendo os "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" estabelecidos pela Organização das Nações Unidas - ONU.No local, os visitantes puderam assistir palestras e observar de perto cada projeto exposto. O Grupo de Artesanato com Resíduo Reciclado do Sinteemar exibiu vasos, sabões, sabonetes e outros produtos produzidos com matéria prima que poderia estar no lixo. O evento traz ao público alternativas do que pode ser feito para que o planeta continue existindo como é hoje. Crianças e adolescentes de várias escolas de Maringá e região puderam prestigiar e pensar em novas formas de um futuro para a humanidade.