Em uma parceria do SinteemaR com a CUT Paraná e a Escola Sul, o "Curso de Formação Sindical" reuniu sindicalistas de diversos municípios da região. Entre os dias 21 e 22 de novembro, os representantes trabalhistas puderam fomentar discussões sobre as recentes mudanças nos direitos do trabalhador, a atual conjuntura política nos cenários estadual e nacional e o fortalecimento dos laços entre os sindicatos.A diretora de formação da CUT Paraná e dirigente do SinteemaR, Marisa Morales, comandou os debates e as atividades entre os presentes com o tema "Como funciona a sociedade" e motivou uma apresentação um pouco mais informal entre os presentes. O presidente Luís Cláudio reforçou a importância das lideranças participarem daquele momento e agradeceu a escolha do SinteemaR para sediar o evento.Os textos sugeridos foram estudados em grupos e apresentados a todos relacionando com resgate e memória das lutas e conquistas de cada categoria. Como conclusão, os presentes curso salientaram a importância do engajamento e da formação contínua para o fortalecimento da classe trabalhadora, reforçando os princípios de solidariedade e organização coletiva.
Durante esta quinta e sexta-feira, 21 e 22, o SinteemaR organiza um importante curso de formação junto à CUT Paraná. O evento tem como principal meta promover o fortalecimento e a capacitação de lideranças sindicais, abordando temas relevantes para a atuação trabalhista e o enfrentamento de desafios no contexto atual.Sob a supervisão da dirigente Marisa Morales, o curso oferece uma programação diversificada e detalhada com foco no trabalho sindical da região. Além de palestras e debates, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma apresentação cultural do grupo Abaecatu. O grupo trouxe uma performance que uniu música e elementos da cultura popular brasileira, criando um momento de integração e celebração entre os participantes.O curso destacou a importância do engajamento e da formação contínua para o fortalecimento da classe trabalhadora, reforçando os princípios de solidariedade e organização coletiva. Iniciativas como esta são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária através da qualificação e mobilização dos trabalhadores.
A Assembleia Legislativa do Paraná promove nesta terça-feira, 19, a Audiência Pública "Orçamento Participativo: Apresentação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA)", para ouvir a sociedade sobre suas demandas. O encontro é uma iniciativa da Comissão de Orçamento e busca envolver a população na construção do orçamento estadual. Durante a audiência, os cidadãos devem apresentar sugestões, que poderão ser incorporadas à Lei Orçamentária por meio de emendas parlamentares.O Fórum das Entidades Sindicais - FES preparou uma lista de reivindicações para serem incluídas na LOA para 2025. São seis sugestões que garantem recursos para pagar a data-base e o piso salarial; atualizar gratificações, auxílio transporte e alimentação; realizar o Programa de Desenvolvimento Educacional e a 1ª Conferência Estadual da Saúde dos Servidores. Uma sugestão de emenda limita a renúncia fiscal do governo paranaense e outra aprimora a fiscalização de recursos do Fundeb. Além da participação presencial, as sugestões também podem ser enviadas digitalmente até 30 de novembro, através do portal da Assembleia - https://www.assembleia.pr.leg.br/sugestao/orcamento. A LOA alinha os objetivos do plano de médio prazo com as necessidades do ano, estabelecendo limites claros para a execução das despesas estaduais.A Audiência Pública pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube:https://www.youtube.com/user/TVSinalAssembleiaPR
Entre os dias 14 a 16 de novembro, o centro histórico do Rio de Janeiro foi palco do G20 Social, um evento que reúne movimentos sociais e entidades da sociedade civil que faz parte do calendário oficial da Cúpula do G20 - encontro dos líderes das maiores economias do mundo. Representando os servidores estaduais e os profissionais da educação, os dirigentes do SinteemaR participaram das discussões essenciais para o planejamento de um planeta mais sustentável e justo. O G20 Social foi anunciado pelo presidente Lula na 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado do G20, em Nova Délhi, na Índia, quando o Brasil assumiu simbolicamente a presidência do bloco. O objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. Com milhares de pessoas vindas de várias partes do Brasil e do mundo, os dias foram marcados por intensos debates e várias atividades organizadas pelos movimentos, acerca de pautas essenciais como o combate às desigualdades, a transição justa e a reforma da governança global - eixos principais do evento.Os debates foram divididos entre 13 grupos de engajamento: C20 (sociedade civil); T20 (think tanks); Y20 (juventude); W20 (mulheres); L20 (trabalho); U20 (cidades); B20 (business); S20 (ciências); Startup20 (startups); P20 (parlamentos); SAI20 (tribunais de contas); e os mais novos J20 (cortes supremas) e O20 (oceanos). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do encerramento da Cúpula do G20 Social, fechando a primeira edição com a participação de grupos da sociedade civil nos debates do principal fórum de cooperação econômica internacional.
O presidente do SinteemaR, Luís Cláudio e o assessor jurídico Wagner Moura, estiveram em Brasília nesta terça-feira, 12, junto aos representantes do Fórum das Entidades Sindicais - FES, para acompanhar o julgamento da data-base de 2017. Dois ministros votaram: Gilmar Mendes, votou contra os servidores, e acatou todos os recursos apresentados pelo Estado; Edson Fachin, que é o relator, manteve o voto a favor dos trabalhadores. Porém, a votação foi suspensa diante do pedido de vistas do ministro André Mendonça. Agora, ele tem o prazo mínimo de 90 dias para devolver o pedido. Um novo período para avaliação dos votos foi aberto a partir deste pedido e três ministros ainda vão proferir suas decisões. Os dois que já votaram, se quiserem, podem rever as posições tomadas. Provavelmente a nova votação ocorrerá apenas no próximo ano.
O julgamento da data-base de 2017, que está avaliado em R$ 12,6 bilhões, acontecerá nesta terça-feira, dia 12. O presidente do SinteemaR, Luís Cláudio e o assessor jurídico Wagner Moura, já se encontram em Brasília junto aos representantes do Fórum das Entidades Sindicais - FES, para acompanhar de perto a decisão.A sessão será transmitida ao vivo, a partir das 14h30, pelo canal oficial do Supremo Tribunal Federal (STF) no YouTube - www.youtube.com/@STF_oficialHistóricoA situação remonta a 2015, quando a Lei 18.493 garantiu uma reposição salarial escalonada para os servidores do Poder Executivo nos três anos seguintes. O Governo Estadual cumpriu o acordo em 2015 e 2016, mas deixou de efetuar o pagamento em 2017, configurando um calote que se estendeu pelos anos seguintes. Desde então, sindicatos que compõem o FES entraram com ações judiciais para garantir o pagamento da Data-Base de 2017, que, à época, foi calculada em uma correção de 8,53%.Com a onda de processos judiciais movidos contra o Estado, o caso foi classificado como Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, o que levou à suspensão dos processos até uma decisão definitiva do STF. O governo foi condenado em todas as instâncias anteriores, aumentando as esperanças de que o STF reafirme a decisão em favor dos servidores, obrigando o Paraná a arcar com o valor acumulado.
Do dia 28 a 30 de outubro, representantes da Secretaria da Mulher, da Secretaria de Aposentados e filiados ao SinteemaR, participaram do Encontro Nacional Dedo de Prosa da Melhor Idade, em Águas de Lindóia - SP. O evento reúne pessoas da terceira idade de todo o Brasil e acontece duas vezes por ano em várias localidades do país.O evento conta com uma programação variada, com palestras, dinâmicas, shows musicais, bailes, oficinas, missa e recreações. Representando o SinteemaR, as aposentadas subiram ao palco, explicaram a importância do sindicato para a região de Maringá e do Paraná e cantaram a famosa música de Joubert de Carvalho, "Maringá", símbolo da cidade.
A já tradicional Confraternização do SinteemaR, que ocorre no segundo semestre de todos os anos, já tem data marcada e local definido. O almoço será no dia 23 de novembro, a partir das 12 horas, no CTG Rincão Verde. Os convites são gratuitos para os sindicalizados do SinteemaR e 75 reais para acompanhantes.O prato principal é uma deliciosa costela fogo de chão - o mais famoso do CTG. Também serão feitos sorteios de diversos brindes, incluindo uma bicicleta novinha. Os convites podem ser retirados a partir desta quarta-feira, dia 6, na sede do SinteemaR - Rua Prof. Itamar Orlando Soares, 357 - Jardim Universitário. Não deixe para a última hora. Venha retirar o seu convite!
Na manhã desta quarta-feira, dia 6/11, o SinteemaR recebe em sua sede o Deputado Federal Tadeu Veneri e a Vereadora Ana Lúcia Rodrigues.Será um café da manhã dos Legisladores com os Servidores da UEM, no Auditório do Trabalhador / SinteemaR.Veneri vem conversar sobre questões do Funcionalismo Público que estão em tramitação no Congresso Nacional, como o confisco da aposentadoria. Um bate-papo para esclarecer os dois primeiros anos de seu mandato como deputado federal e também para tirar dúvidas dos Servidores.A Vereadora Ana Lúcia participa da segunda parte da manhã, fazendo um balanço do seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores e apresentando propostas que estão em seu planejamento para seu novo mandato, voltado à Comunidade Universitária, aproveitando a oportunidade para agradecer o apoio e os votos que obteve para o novo pleito que inicia em janeiro de 2025.
Novembro é o mês de conscientizar sobre a prevenção nos cuidados com a saúde, principalmente do câncer de próstata. De acordo com o Ministério da Saúde, são mais de 70 mil casos por ano e este é o segundo tipo de câncer que mais mata pessoas do sexo masculino. Homens acima dos 60 anos devem ter atenção redobrada, já que 75% dos casos de câncer de próstata ocorrem a partir dos 65 anos de idade. Para obter o diagnóstico, os exames realizados são o toque e o PSA - que detecta a dosagem do antígeno prostático específico no sangue. É preciso estar atento a qualquer anormalidade no corpo e ter cuidado especial em caso de histórico familiar de câncer de próstata. Além disso, manter hábitos saudáveis, principalmente evitar o sobrepeso, ajudam a prevenir a doença. Em alguns casos, o câncer de próstata é silencioso nos estágios iniciais, mas é possível ter um diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura indo ao médico regularmente. Para saber mais, confira a cartilha disponibilizada pelo Instituto Nacional de Câncer - INCA: https://ninho.inca.gov.br/jspui/bitstream/123456789/15055/3/cartilha_cancer_prostata_2023_2%c2%aaedi%c3%a7%c3%a3o_011123.pdf