O encontro aconteceu nesta quarta-feira, dia 12. O SinteemaR foi representado pelas dirigentes Sonia Mara e Eloisa Hundsdorfer. O grupo reuniu propostas a serem apresentadas na Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que deve acontecer no dia 3 de abril, no Unicesumar.As propostas feitas no âmbito municipal serão levadas para representantes estaduais, e posteriormente, para a Conferência Nacional de Saúde. Esse levantamento possibilita a criação de novas políticas públicas que focam na saúde do trabalhador.
No último sábado, dia 8, aconteceu o ato Ainda Estamos Aqui, em prol dos direitos das mulheres. Organizado pelo Fórum Maringaense das Mulheres, o evento marca a celebração do Dia Internacional da Mulher.As diretoras do SinteemaR marcaram presença na caminhada, que entoou palavras de ordem como “basta de violência contra a mulher”. O grupo passou pela Avenida Brasil com os cartazes produzidos no ponto de partida, a Praça Raposo Tavares.
Lilás, amarelo e azul são as cores da campanha de saúde do mês de março. As mulheres têm atenção especial: o lilás alerta para o câncer de colo de útero, causado pelo vírus HPV - Papilomavírus Humano - e o amarelo para a endometriose, uma doença crônica que acomete uma em cada dez mulheres. Já o azul marinho conscientiza sobre o câncer colorretal, cujos casos chegam aos milhões. O HPV é transmitido sexualmente - no contato de pele com pele - e pode causar lesões genitais. Um fator alarmante do câncer de útero é o progresso silencioso, ainda que lento, daí a importância de realizar exames preventivos periodicamente, além da vacinação de crianças e adolescentes.A endometriose também pode ser assintomática, mas muitas pacientes relatam dores pélvicas crônicas, ao urinar, ao menstruar ou durante a relação sexual. Com grande impacto na qualidade de vida, a endometriose é um quadro de difícil diagnóstico, que depende de investigação aprofundada.Terceiro mais comum, os primeiros sinais do câncer colorretal são a alteração na atividade intestinal, sensação de não evacuação, mudança no formato das fezes e, em casos mais graves, sangramento. Atinge principalmente pessoas acima dos 50 anos e seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças.Em todos esses casos, o acompanhamento médico é fundamental para um diagnóstico precoce. O autocuidado e um estilo de vida saudável são fundamentais para viver com qualidade.
Nesta sexta-feira, dia 28, representantes do Fórum das Entidades Sindicais - FES - se reuniram com o Secretário de Administração e da Previdência, Cláudio Stabile. O objetivo do encontro foi apresentar as pautas mais urgentes dos servidores do estado do Paraná, como a data-base que, em maio deste ano, chega a 47% de defasagem.Os representantes também questionaram a falta de concursos para a reposição de servidores nos órgãos públicos, a desoneração da contribuição dos aposentados e a correção da Tabela dos Agentes de Apoio.
Grupo de Trabalho de Saúde do FES - Fórum das Entidades Sindicais - retomou as atividades nesta quinta-feira, dia 27, por meio de uma reunião online que reuniu lideranças sindicais de todo o Paraná. O SinteemaR esteve presente no encontro, representado pela dirigente Eloisa Hundsdorfer.O GT-Saúde age em prol das reivindicações dos servidores públicos: a saúde do trabalhador. O grupo realiza levantamentos de demandas dos trabalhadores sobre o SAS - Sistema de Assistência à Saúde - e a perícia médica. As informações coletadas são encaminhadas para a Secretaria da Administração e da Previdência - SEAP.
Aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 27, uma reunião conjunta entre o Conselho Fiscal e o Conselho Administrativo da Paranaprevidência. Algumas das pautas do encontro foram as projeções orçamentárias de 2025 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO.O SinteemaR tem uma representante na Paranaprevidência, a conselheira Marisa Morales. A reunião está disponível na íntegra no canal do YouTube da Paranaprevidência.
Na tarde desta quarta-feira, 26, os sindicatos que representam os servidores das Instituições Estaduais de Ensino Superior - IEES - se reuniram com o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona e os reitores que compõem a Apiesp. Uma pauta da reunião foi o resultado das Assembleias que deliberaram sobre a nova Tabela, aprovada pelos agentes de apoio.A categoria votou a favor da tabela que apresentou o menor impacto financeiro para o Governo do Estado, elaborada pelos pró-reitores de Recursos Humanos das IEES.Após o Carnaval será agendada uma reunião com a Casa Civil, para apresentar a proposta que, se aprovada, seguirá para a Comissão de Política Salarial – CPS e, em seguida, para análise das secretarias de Fazenda, Administração e Previdência e pela Procuradoria Geral do Estado.Antes que entre para votação na Assembleia Legislativa do Paraná, a proposta volta para a Casa Civil para ser encaminhada como mensagem com o aval do Governo.
Representado pelas dirigentes Jeanete Bezerra, Marlene Gobb e Tania Tait, o SinteemaR participou nesta terça-feira, 18, da reunião do Fórum Maringaense de Mulheres. A professora Tania Tait realizou uma apresentação sobre a criação, ações e regulamento do Fórum. Na reunião também foram deliberadas ações para o Dia Internacional da Mulher. O SinteemaR, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Diversidade participa do Fórum desde sua criação.
Representando a Federação Nacional dos Servidores e Empregados Públicos Estaduais - Fenasepe, a dirigente do SinteemaR, Eloisa Hundsdorfer, que também é membra da Direção Nacional da federação participou nesta quinta-feira, 13, da “Aliança das Três Esferas” - uma plenária virtual organizada pela CUT. O encontro, realizado virtualmente, reuniu trabalhadores do funcionalismo público de todo o país para debater os desafios políticos e econômicos que impactam a categoria.Os servidores públicos, que vêm sendo constantemente atacados em seus direitos por propostas do Legislativo, por decisões do Supremo Tribunal Federal - STF e pela forma que o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) vem tratando as negociações salariais e a organização da categoria, debateram formas de organização e luta. Essas decisões abrem portas para a terceirização do serviço público, o que representa uma real possibilidade de prejuízos para toda a sociedade brasileira.Para organizar a reação a esse desmonte, a Aliança das Três Esferas se reuniram para viabilizar mecanismos de encaminhamentos.
Na última semana, o SinteemaR participou da primeira reunião deste ano do Conselho Local de Saúde do Hospital Universitário de Maringá - HUM. As reuniões acontecem mensalmente e uma das pautas do dia foi a situação dos trabalhadores terceirizados do hospital. Os conselheiros, entre eles a diretora do SinteemaR, Eloisa Hundsdorfer, questionaram a gestão do HUM sobre como são feitas as contratações dos fucionários e a situação de trabalho da categoria.O Conselho Local de Saúde é formado pelos representantes dos trabalhadores, usuários do SUS e da gestão do próprio hospital e tem o objetivo de levar as demandas da população à entidade.