Em clima de celebração, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) promoveu o "Seminário sobre a situação da classe trabalhadora no Paraná”. Realizado na última sexta-feira, dia 11, na sede da APP Sindicato em Curitiba, o evento faz parte da programação em comemoração aos 40 anos da CUT. O SinteemaR é filiado à CUT, o que permite manter unidade com as demais entidades sindicais e realizar ações coordenadas em defesa dos trabalhadores. Fundada em 1983, a CUT é a maior central sindical do Brasil, com mais de três mil sindicatos filiados.O aniversário de 40 anos, da CUT marca também o processo de redemocratização do país - iniciado em 1985 -, que permitiu a livre manifestação política e a mobilização da classe trabalhadora. Dirigentes do SinteemaR participaram do seminário, que finalizou com um jantar comemorativo.
A ação 10/14 já está no 53º lote de pagamento. O departamento financeiro do SinteemaR entra em contato com os filiados que têm o pagamento liberado pela Justiça desta ou de outras ações como periculosidade, insalubridade e licença especial. A ação 10/14 movida pelo sindicato contempla todos os servidores da UEM.A ação 10/14 restitui o pagamento indevido de 4% em descontos previdenciários durante 1998 a 2013. Nesse período, a Paranaprevidência recolhia 14% de contribuição dos servidores que tinham vencimentos acima do teto do INSS. Em 2019, a sentença desse processo transitou em julgado e, desde então, o SinteemaR paga os servidores em lotes, de acordo com liberação da justiça.
O julgamento da ação da data-base acontecerá amanhã, dia 8, no Supremo Tribunal Federal (STF). Na última sessão, em 12 de novembro, o ministro André Mendonça pediu vistas do processo e uma nova data era esperada para meados de maio, mas foi antecipada para esta semana. O SinteemaR foi até Brasília e estará presente na sessão. Os servidores cobram do Governo do Estado do Paraná um reajuste da inflação que já chega a 47%, acumulados desde 2015. O governo foi condenado em todas as instâncias anteriores, aumentando as esperanças de que o STF decida em favor dos servidores, obrigando o Paraná a arcar com o valor acumulado. Dos cinco ministros do STF, três ainda precisam votar e apresentar uma justificativa. O relator do processo, Edson Fachin, é favorável aos servidores. Já o ministro Gilmar Mendes se posicionou a favor do Governo. Acompanhe o julgamento ao vivo no canal do Youtube do STF e se mantenha atento aos canais de comunicação do SinteemaR.
A Conferência Regional de Saúde aconteceu na última quinta-feira, dia 3, no Unicesumar. O evento é uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O encontro selecionou as propostas a serem apresentadas nessa próxima etapa.Um dos objetivos da Conferência era selecionar 32 delegados para representar a região de Maringá nos dias 10 e 11 de junho, no encontro estadual. As dirigentes do SinteemaR, Eloisa Hundsdorfer e Sônia Mara, estão entre os delegados eleitos no segmento de trabalhadores da saúde.O debate girou em torno do tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano" e se dividiu em três eixos de trabalho: política estadual de saúde dos trabalhadores; novas relações de trabalho e a saúde dos trabalhadores; e participação popular na saúde dos trabalhadores.
Abril é o mês de conscientização do autismo, um transtorno de neurodesenvolvimento que causa dificuldades nas interações sociais e na linguagem, além de comportamentos repetitivos e atípicos. De acordo com a ONU, existem no mundo 70 milhões de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, o TEA. Mas esse número pode ser maior já que recentemente, o diagnóstico tardio em adultos tem aumentado. Esse dado pode surpreender, pois muitos acreditam que a pessoa autista não possa levar uma vida independente. Mas o TEA tem três graus de suporte: leve, moderado e severo, que vão determinar a necessidade de auxílio no dia a dia.Já o Movimento Abril Verde alerta para a importância da segurança e saúde no trabalho. Isto porque, de acordo com a Previdência Social, mais de sete milhões de pessoas sofreram acidentes de trabalho entre 2011 e 2022. Já as doenças ocupacionais tiveram três milhões de registros. Ambientes insalubres, periculosos, estressantes ou fisicamente desgastantes são apenas alguns exemplos de situações de riscos à saúde. Dores na coluna foram o principal motivo de afastamento em 2024. Políticas públicas de prevenção e fiscalização são fundamentais para evitar esses casos.
Na tarde de segunda, dia 24, o Grupo de Trabalho de Saúde do FES se reuniu com representantes do SAS - Sistema de Assistência à Saúde. O foco da reunião foi discutir a situação da perícia médica dos servidores do Paraná, que enfrentam dificuldades.Atualmente, os servidores residentes em Maringá não têm acesso à perícia na cidade, realizam o exame online ou, em casos específicos, são encaminhados a Paranavaí para avaliação. As lideranças sindicais reforçaram a urgência de uma nova perícia médica credenciada em Maringá e região.Representantes do SAS informaram que uma licitação foi aberta para solucionar o problema e que uma empresa já foi contemplada mas que só deve iniciar os atendimentos daqui a dois meses. A prestadora de serviços terceirizada já fazia os atendimentos na licitação passada.
Na manhã desta sexta-feira, dia 20, os sindicatos da universidades estaduais, pró-reitores e diretores da SETI, se reuniram com a Casa Civil para realizar a entrega da proposta de tabela dos Agentes de Apoio, que foi votada pela categoria em Assembleia.O SinteemaR esteve presente no encontro, em que foi solicitada a inclusão do impacto orçamentário dos inativos ao encaminhar para a Secretaria da Administração e da Previdência - SEAP.
O SinteemaR comunica com pesar o falecimento da sua funcionária, Cleonice da Silva Generoso.A Cléo, como era conhecida carinhosamente por todos, completaria 30 anos de trabalho no SinteemaR no mês de maio. Um tempo que representa mais da metade dos seus 51 anos. Durante este período, Cléo se formou em Secretariado Executivo na UEM e de zeladora se tornou a secretária do sindicato, dedicando a construir esta entidade a qual ela era parte.Cléo deixa esposo, dois filhos e muitos amigos que ela fez ao longo de todos estes anos.Cléo, presente!*O velório tem início às 2h30 do dia 20, na Capela Prever do Jardim Alvorada e o sepultamento será às 10 horas.**Em respeito à memória da funcionária, o SinteemaR não estará aberto nesta quinta-feira.
O SinteemaR iniciou nos últimos dias, os pagamentos das ações 10/14, insalubridade e licença especial de 2025. Além dos processos de licença especial, a ação da insalubridade prevê um montante de mais de R$ 820 mil. Já a ação 10/14 deve ultrapassar os R$ 250 mil reais em pagamentos. Esses pagamentos são resultado de ações coletivas ou individuais movidas pelo SinteemaR e vêm sendo realizados progressivamente, conforme liberação judicial. Os filiados serão contatados caso estejam entre os recebedores desse lote.Salientamos a necessidade de manter atualizadas as informações de contato caso o sindicato precise se comunicar.
Do dia 10 a 14 de março, acontece a Oficina Nacional de Planejamento e Monitoramento do Projeto Formação de Formadores e Formadoras, realizada no Hotel Canto da Ilha, na Escola Sindical Sul e na Escola Técnica dos Trabalhadores e Trabalhadoras (ETHCI), em Florianópolis. A dirigente do SinteemaR, Marisa Morales, marcou presença como Secretária de Formação da CUT-PR. A dirigente explica que representantes de todos os estados do Brasil estão participando do evento e que Escolas de Formação de todas as regiões se apresentaram na Feira de Experiência de Formação Sindical da CUT.Promovido pela Equipe de Formação da Central Única dos Trabalhadores, a CUT, o objetivo do encontro é avaliar os resultados das atividades de formação promovidas em 2024, além de debater e planejar as ações deste ano. A formação sindical é uma etapa importante para fortalecer a luta por direitos do trabalhador e garante o surgimento de novas lideranças no movimento sindical.