Com um olhar direto de quem esteve nas trincheiras das mobilizações, a CUT Paraná apresentou nesta sexta-feira, 1, o livro “40 anos da CUT Paraná”. O lançamento fez parte da abertura da 17ª Plenária Estadual da central e marca a celebração de uma trajetória construída por milhares de trabalhadores e trabalhadoras no estado.O SinteemaR tem presença de destaque no livro, com um capítulo dedicado à instituição. Escrito pelo professor Reginaldo Dias, o texto intitulado “O engajamento do SinteemaR na democratização da Universidade Estadual de Maringá e na conquista da gratuidade do ensino no Estado do Paraná” resgata o papel fundamental do sindicato nas mobilizações que garantiram o acesso gratuito ao ensino superior público paranaense.
O SinteemaR marcou presença na 17ª Plenária da CUT Paraná, que ocorreu na última sexta-feira e sábado, 1 e 2 de agosto, em Foz do Iguaçu. O evento reuniu lideranças sindicais e políticas de todo o Paraná para debater estratégias de luta para os próximos anos. A plenária final aprovou as estratégias debatidas no combate aos retrocessos sociais, em defesa da soberania e também de resistência ao governo de Ratinho Júnior.Entre os temas centrais estavam a luta pelo trabalho decente e justiça social; o fim da precarização do trabalho; a valorização da defesa dos direitos LGBTQIA+; as pautas centrais do Plebiscito Popular, como o fim da escala 6x1, a justiça fiscal e tributária, e o fortalecimento das brigadas digitais, entre outros.Durante a plenária, as delegadas e delegados ainda aprovaram moções de repúdio. Foram alvo o presidente dos EUA, Donald Trump e seu tarifaço, o Banco Santander pelas terceirizações fraudulentas, a reforma administrativa em curso no Congresso Nacional. As moções de apoio à Palestina e ao povo palestino e ao em defesa do serviço público também foram aprovadas.
A nossa tradicional Missa do Dia dos pais já tem data marcada: será no dia 7 de agosto, a partir das 9 horas, na sede do SinteemaR - Rua Professor Itamar Orlando Soares, 357.Traga a sua família e venha participar!
Na última quinta e sexta-feira, 25 e 26, o Conselho Municipal de Saúde junto à Prefeitura de Maringá promoverm a 15ª Conferência Municipal de Saúde.O evento reuniu profissionais da saúde, membros da gestão municipal, entidades sindicais e representantes de organizações. O SinteemaR foi representado por três dirigentes, que estiveram presentes nos dois dias, garantindo a participação do sindicato.O objetivo da conferência é revisar e atualizar o Plano Municipal de Saúde, discutindo propostas para os serviços de saúde públicos do município. O resultado da pauta será incorporado ao Plano Municipal de Saúde e também à servirão de base para a Lei Orçamentária Anual para os próximos quatro anos.
O SinteemaR está participando ativamente do Plebiscito Popular 2025, colocando à disposição da comunidade duas formas de votação: uma urna fixa na sede do sindicato e uma urna itinerante, que circulará por diferentes locais para garantir maior acesso à votação.O Plebiscito Popular é uma iniciativa nacional organizada por movimentos sociais, sindicatos e entidades da sociedade civil com o objetivo de consultar a população sobre dois temas: redução da jornada de trabalho sem redução salarial (pelo fim da escala 6×1) e quem ganhe mais de 50 mil pague mais imposto, para que quem recebe até 5 mil não pague imposto de renda.O SinteemaR fica localizado na Rua Prof. Itamar Orlando Soares, 357, Jardim Universitário.
Na última segunda-feira, dia 14/07, a Câmara dos Deputados aprovou a tramitação, em regime de urgência, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 143/2020. O projeto restaura as promoções e contagem de tempo dos servidores públicos municipais, estaduais e federais suspensos durante o governo Bolsonaro. Assim, a contagem de tempo para aposentadorias bem como a concessão de direitos de servidoras e servidores públicos, como os anuênios, quinquênios e licenças-prêmio, após aprovado permite que estados e municípios paguem retroativamente esses benefícios salariais.O congelamento por 583 dias, de 27 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021, foi condição imposta pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que estados e municípios recebessem ajuda financeira durante a pandemia da covid-19. A luta agora é para aprovar o PL do Descongela em plenário ainda esta semana. Justiça para os servidores!https://www.instagram.com/reel/DMHOjlit3Ce/?igsh=bWl0bWh5eTlzMWFh
A 8ª edição do Encontro dos Aposentados acontece neste mês de julho, no estacionamento do SinteemaR. Organizado pela Secretaria da Mulher e pela Secretaria dos Aposentados, o encontro terá como tema um grande arraial, com comidas e músicas típicas, brincadeiras e brindes.A festa inicia às 14 horas do dia 23 de julho.
O novo dentista do SinteemaR, Eduardo Augusto, iniciou os atendimentos esta semana na sede do sindicato. A partir de agora, filiados e dependentes podem agendar sua consulta pelo telefone (44) 3225-1611.Os atendimentos serão de clínica geral: limpeza, placa de ronco e bruxismo, restaurações, próteses removíveis e fixas, extrações simples e clareamento dental.
O SinteemaR recebeu hoje, 10, em seu auditório, dezenas de servidores para fazer o pagamento do 13º lote da "Ação da Insalubridade". Apenas nesse contingente, 29 trabalhadores puderam receber os valores devidos.A ação, que é uma grande vitória do sindicato, corrige a diferença da base de cálculo do adicional de insalubridade das remunerações destes trabalhadores no período do ano de 2007 a 2012.
A luta por uma saúde pública que respeite as necessidades e os direitos das mulheres foi o tema do "I Seminário Estadual sobre Acesso, Cuidado e Direitos à Saúde da Mulher". Na última quinta-feira (3), representantes de entidades sociais e órgãos governamentais participaram de um seminário estadual que debateu o acesso e o cuidado integral à saúde das mulheres. Dentre eles, os dirigentes do SinteemaR, Sonia Mara, Marlene Gobbi e Porfírio da Silva.O encontro, promovido pelo Conselho Estadual de Saúde e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, teve como foco a construção coletiva de propostas que garantam uma política de saúde mais justa, inclusiva e eficiente para todas as mulheres. Entre os temas abordados estiveram os desafios enfrentados por mulheres negras, indígenas, quilombolas, idosas, moradoras do campo e da cidade, mulheres encarceradas e da comunidade LGBTQIA+.O seminário também serviu como preparação para as conferências estadual e nacional de políticas para mulheres - onde serão consolidadas propostas voltadas à ampliação do acesso aos serviços de saúde, à valorização do cuidado com equipes multiprofissionais e à efetivação dos direitos sociais, reprodutivos e humanos das mulheres.