Notícias

Notícia 284
Assembleia Extraordinária lota Auditório do Trabalhador

Na última sexta-feira, dia 30, o SinteemaR realizou uma Assembleia Geral Extraordinária com os servidores da UEM. Dezenas de trabalhadores estiveram presentes e lotaram o auditório do sindicato. A primeira deliberação do dia foi de um reajuste no plano Humana Saúde, que foi aprovado pela quase totalidade dos presentes. Em seguida, o presidente do SinteemaR, Luís Cláudio, apresentou as outras normas do dia, previstas no edital.Um dos assuntos mais questionados pelos servidores é a situação da data-base da categoria, que está em julgamento no Supremo Tribunal Federal - STF, em Brasília. Mais uma vez a votação foi tirada de pauta e o reajuste deste período tem feito falta no bolso dos trabalhadores. Muitos agentes de apoio estiveram presentes também para ouvir as atualizações sobre a distorção no plano de carreira da categoria. Por fim, foi anunciado o pagamento da ação da data-base de 2007, que inicia nos próximos dias. Os servidores fizeram fila para o recadastramento no sindicato e assim garantir o contato quando forem procurados para o pagamento.

Notícia 283
30 de agosto: uma data que não deve ser esquecida

No dia 30 de agosto de 1988, o Paraná foi palco de um trágico massacre com muita violência contra servidores estaduais em um protesto pacífico. A manifestação, que visava reivindicar melhores condições de trabalho e reajuste salarial, se transformou em um confronto brutal quando a polícia do governador Álvaro Dias foi chamada para dispersar os manifestantes. A ação policial resultou em vários trabalhadores com ferimentos graves, marcando um dos episódios mais sombrios na história das manifestações de servidores públicos no Brasil.Este massacre, que hoje completa 36 anos, deixou uma profunda cicatriz na memória coletiva dos servidores e da população do Paraná. Nossa luta é para que esses tristes cenários não se repitam mais.

Notícia 282
FES produz live sobre data-base nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 28 de agosto, às 19 horas, o FES realiza uma live sobre a ação judicial que busca garantir os direitos dos servidores públicos do Executivo estadual referente à data-base de 2017. Quer saber mais e tirar suas dúvidas ao vivo? Então já coloca na agenda e participe pelo Facebook: https://www.facebook.com/forumservidorespr


Notícia 281
Dirigentes debatem saúde, data-base, tabela dos Agentes de Apoio e ParanaPrevidência com o FES

A reunião mensal do Fórum das Entidades Sindicais - FES reuniu representantes de vários sindicatos no dia 14 de agosto, abordando temas cruciais para os servidores públicos do Paraná, como saúde do servidor, data-base, tabela dos Agentes de Apoio e ParanaPrevidência.Saúde do Servidor: Desafios e PerspectivasO Grupo de Trabalho de Saúde destacou o avanço na questão das perícias médicas, que têm seus laudos emitidos apenas por peritos concursados em Curitiba, o que tem causado inúmeros transtornos a servidores e servidoras que necessitam de laudos mais elaborados.Para além dos problemas das perícias, o maior desafio continua sendo o Sistema de Assistência à Saúde - SAS, pois não atende plenamente às necessidades dos servidores - especialmente aqueles do interior do estado.A partir de agora, o GT de saúde poderá contar com uma assessoria especializada para elaborar propostas para que o FES tenha melhores condições no debate com o governo sobre eventuais melhorias do sistema de modo geral, não apenas para resolução de problemas pontuais. O contrato com a assessoria está sendo discutido e a empresa deverá nos próximos dias fazer um detalhamento dos serviços que vai prestar ao GT para melhor apreciação pelos integrantes do FES. A expectativa é de que, com a ajuda técnica, seja possível desenvolver um sistema de saúde mais eficiente e inclusivo para todos os servidores públicos do Paraná.Data-base e Tabela dos Agentes de Apoio: mobilização e pressão sobre o GovernoSobre a questão da data-base e a tabela dos Agentes de Apoio, o FES continua pressionando o governo estadual para que retome as negociações com os representantes dos servidores públicos. O governo, no entanto, interditou o debate até que o Supremo Tribunal Federal decida sobre a ação referente à data-base de 2017. Enquanto isso, o FES vai intensificar sua atuação em Brasília, buscando mostrar aos ministros do STF que a dívida com os servidores não é justa e que o Estado do Paraná tem condições de realizar o pagamento - uma vez que o governo divulga estar com saúde financeira em suas plataformas oficiais.ParanaPrevidência: finanças e futuro das aposentadoriasDurante a reunião a integrante do Conselho de Administração da ParanaPrevidência e representante do FES, Marlei Fernandes, apresentou um panorama das finanças da ParanaPrevidência e discutiu as ações judiciais e propostas de emenda à Constituição que podem afetar as aposentadorias e pensões dos servidores públicos do Paraná.

Notícia 280
Acolhimento e aprendizagem: roda de conversa une mulheres

No dia que a Lei Maria da Penha completa 18 anos, o SinteemaR, em parceria com a ONG Maria do Ingá, organizou uma roda de conversa com mulheres da categoria e também foi aberta para toda a comunidade.Foi uma manhã emocionante, com depoimentos tristes mas também de muita superação por parte das mulheres presentes. O tema principal foi violência patrimonial, que está inserida na Lei Maria da Penha e é um dos tipos mais comuns de violência dos parceiros com as mulheres. A conversa foi conduzida pela dirigente e integrante da ONG, Tânia Tait, e também pela secretária da Mulher do SinteemaR, Jeanete Bezerra. Dois membros da Guarda Municipal também estiveram presentes e falaram sobre prevenção a este tipo de violência e como cada mulher pode agir quando isso ocorre.

Notícia 279
Sinteemar promove roda de conversa sobre violência patrimonial

Para a próxima quarta-feira, dia 7, o Sinteemar e a ONG Maria do Ingá organizam uma roda de conversa sobre Violência Patrimonial - objeto da Lei Maria da Penha. O debate será mediado pela professora, dirigente do sindicato e integrante da ONG, Tânia Tait.A violência patrimonial é um tipo de violência que se refere à destruição, subtração ou ocultação de bens materiais da vítima. No contexto da Lei Maria da Penha, que visa proteger mulheres contra a violência doméstica e familiar, a violência patrimonial é uma das formas de agressão reconhecidas e penalizadas.Essa violência pode incluir ações como danificar ou destruir propriedades da vítima, retirar ou esconder objetos pessoais, transferir bens ou recursos financeiros sem o consentimento da vítima, entre outras formas de prejudicar o patrimônio da mulher. A Lei Maria da Penha, ao incluir a violência patrimonial, amplia a proteção legal, garantindo que as vítimas de abuso não sejam apenas amparadas em relação à violência física e psicológica, mas também em relação à perda e danos ao seu patrimônio. Isso reflete a compreensão de que a violência doméstica pode afetar profundamente todos os aspectos da vida da vítima, incluindo sua segurança econômica e estabilidade.A roda de conversa será no Auditório do Trabalhador, que fica na sede do Sinteemar e tem início às 9 horas.


Notícia 278
Missa de Dia dos Pais acontece na segunda semana de agosto

Na sexta-feira que antecede a data comemorativa, o Sinteemar organiza a tradicional Missa do Dia dos Pais. Presidida pelo Padre Leomar Montagna, o Padre Léo, a missa tem início às 9 horas, no Auditório do Trabalhador - na sede do Sinteemar. Há anos o Sinteemar promove missas em datas comemorativas, como Dia dos Pais e Dia das Mães e reúne servidores na ativa e aposentados, acompanhados por suas famílias. Um momento de reunir a família para celebrar esta data tão importante para os pais da comunidade.

Notícia 277
Terceiro episódio do Podcast Movimento será transmitido nesta quinta-feira

Hoje será exibida ao vivo a terceira edição do "Podcast Movimento" pelo YouTube: https://youtube.com/live/XFLv1vzkZ0YOs convidados deste episódio são a presidente do Núcleo Sindical de Maringá da APP-Sindicato, Anunciata Albanez e o professor e dirigente da APP, Fábio Cardoso. A conversa será mediada pela secretária dos Técnicos do Sinteemar, Laurice Ricardo, com o tema "Políticas Públicas e Educação: Reflexões".O Podcast Movimento é um projeto do Sinteemar e é exibido quinzenalmente na TV Ingá, pelo YouTube e pelo Facebook do canal.

Notícia 276
UEM abre inscrições para Josuepar 2024

A Coordenadoria de Desporto e Recreação da Universidade Estadual de Maringá anunciou nesta terça-feira, 23, a abertura das inscrições para os 27º Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná - Josuepar. Esta edição será realizada entre 6 e 8 de setembro, no campus da Universidade Estadual de Londrina e serão ofertadas as seguintes modalidades: Basquete masculino; Beach tennis masculino e feminino; Bolão masculino e feminino; Canastra misto; Corrida de 4 km masculino e feminino; Corrida de revezamento 4x100m masculino e feminino; Futebol suíço masculino; Futsal feminino; Natação masculino e feminino; Sinuca misto; Truco misto; Voleibol masculino e feminino; Xadrez misto.De acordo com a Assessoria de comunicação da UEM, podem participar do Josuepar 2024 "servidores (agentes universitários e docentes) de todos os câmpus e Instituições de Ensino Superior (IES), contratados por meio de concurso público ou teste seletivo, pertencentes ao quadro pessoal da ativa ou aposentados. A participação de alunos, prestadores de serviços e estagiários da Universidade é vedada".As pré-inscrições devem ser feitas até o dia 16 de agosto por meio do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScztF1bQM9faimVH7v09wrVmsKyDpsN_jyYIizgJPvmEcMNxw/viewform.O Josuepar é realizado desde 1992 e proporciona o intercâmbio esportivo, recreativo e cultural entre os servidores das sete universidades estaduais do Paraná.Dados: https://noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=29269:jogos-dos-servidores-das-universidades-do-parana-esta-com-inscricoes-abertas&catid=987:notas&Itemid=220


Notícia 275
Encontro de Mulheres Negras da CUT Paraná tem a participação de dirigentes do Sinteemar

A CUT Paraná realizou no último sábado, dia 22, o Encontro Estadual de Mulheres Negras. A atividade, realizada em Curitiba, reuniu dezenas de mulheres de diversas regiões do Estado com o objetivo de compartilhar histórias de lutas e superação, além de debater os principais desafios que elas enfrentam no dia-a-dia.As dirigentes Tereza, Sônia, Marlene e Sônia Mara representaram o Sinteemar no evento com seus depoimentos, que reforçaram as relações sociais, os desafios e principalmente a garra necessária para vencer todos os obstáculos impostos em uma sociedade essencialmente machista e racista.