Na tarde de segunda, dia 24, o Grupo de Trabalho de Saúde do FES se reuniu com representantes do SAS - Sistema de Assistência à Saúde. O foco da reunião foi discutir a situação da perícia médica dos servidores do Paraná, que enfrentam dificuldades.Atualmente, os servidores residentes em Maringá não têm acesso à perícia na cidade, realizam o exame online ou, em casos específicos, são encaminhados a Paranavaí para avaliação. As lideranças sindicais reforçaram a urgência de uma nova perícia médica credenciada em Maringá e região.Representantes do SAS informaram que uma licitação foi aberta para solucionar o problema e que uma empresa já foi contemplada mas que só deve iniciar os atendimentos daqui a dois meses. A prestadora de serviços terceirizada já fazia os atendimentos na licitação passada.
Na manhã desta sexta-feira, dia 20, os sindicatos da universidades estaduais, pró-reitores e diretores da SETI, se reuniram com a Casa Civil para realizar a entrega da proposta de tabela dos Agentes de Apoio, que foi votada pela categoria em Assembleia.O SinteemaR esteve presente no encontro, em que foi solicitada a inclusão do impacto orçamentário dos inativos ao encaminhar para a Secretaria da Administração e da Previdência - SEAP.
O SinteemaR comunica com pesar o falecimento da sua funcionária, Cleonice da Silva Generoso.A Cléo, como era conhecida carinhosamente por todos, completaria 30 anos de trabalho no SinteemaR no mês de maio. Um tempo que representa mais da metade dos seus 51 anos. Durante este período, Cléo se formou em Secretariado Executivo na UEM e de zeladora se tornou a secretária do sindicato, dedicando a construir esta entidade a qual ela era parte.Cléo deixa esposo, dois filhos e muitos amigos que ela fez ao longo de todos estes anos.Cléo, presente!*O velório tem início às 2h30 do dia 20, na Capela Prever do Jardim Alvorada e o sepultamento será às 10 horas.**Em respeito à memória da funcionária, o SinteemaR não estará aberto nesta quinta-feira.
O SinteemaR iniciou nos últimos dias, os pagamentos das ações 10/14, insalubridade e licença especial de 2025. Além dos processos de licença especial, a ação da insalubridade prevê um montante de mais de R$ 820 mil. Já a ação 10/14 deve ultrapassar os R$ 250 mil reais em pagamentos. Esses pagamentos são resultado de ações coletivas ou individuais movidas pelo SinteemaR e vêm sendo realizados progressivamente, conforme liberação judicial. Os filiados serão contatados caso estejam entre os recebedores desse lote.Salientamos a necessidade de manter atualizadas as informações de contato caso o sindicato precise se comunicar.
Do dia 10 a 14 de março, acontece a Oficina Nacional de Planejamento e Monitoramento do Projeto Formação de Formadores e Formadoras, realizada no Hotel Canto da Ilha, na Escola Sindical Sul e na Escola Técnica dos Trabalhadores e Trabalhadoras (ETHCI), em Florianópolis. A dirigente do SinteemaR, Marisa Morales, marcou presença como Secretária de Formação da CUT-PR. A dirigente explica que representantes de todos os estados do Brasil estão participando do evento e que Escolas de Formação de todas as regiões se apresentaram na Feira de Experiência de Formação Sindical da CUT.Promovido pela Equipe de Formação da Central Única dos Trabalhadores, a CUT, o objetivo do encontro é avaliar os resultados das atividades de formação promovidas em 2024, além de debater e planejar as ações deste ano. A formação sindical é uma etapa importante para fortalecer a luta por direitos do trabalhador e garante o surgimento de novas lideranças no movimento sindical.
Na tarde de quarta-feira, dia 12, o SinteemaR promoveu o evento Ritmos & Café, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. O encontro uniu um delicioso café da tarde com dança circular e a oficina de carimbó Égua do Encontro Pai d’Égua.As integrantes do grupo Ciranda do Amor, Silvana Borges e Maria José Dena, conduziram a dança circular. Na segunda parte, a doutoranda, Jucimeire Macêdo e a mestranda em Educação Física, Andréa Azevedo, realizaram um bate-papo descontraído sobre a cultura paraense, além de ensinar os passos do carimbó, dança típica da região.O evento foi organizado pela Secretaria da Mulher e pela Secretaria dos Aposentados, que também distribuíram lembrancinhas. As diretoras e convidadas reforçaram o papel feminino na sociedade: “lugar de mulher é onde ela quiser”.
Na manhã da última terça-feira, dia 11, a Câmara Municipal de Maringá realizou homenagens em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Uma das fundadoras do SinteemaR e servidora da Universidade Estadual de Maringá, Clarice Gravena, foi uma das mulheres notáveis escolhidas.Indicada pelo vereador Mario Verri - PT -, a servidora recebeu o Título de Mérito Comunitário, um reconhecimento pela sua atuação em defesa do trabalhador. Gravena é bióloga, professora e pesquisadora na UEM e foi vice-presidente do SinteemaR na gestão de João Lino, de 1992 a 1995.O SinteemaR esteve presente na cerimônia, prestigiando a homenagem à Gravena, que tem uma trajetória dentro da universidade em defesa da educação.
O encontro aconteceu nesta quarta-feira, dia 12. O SinteemaR foi representado pelas dirigentes Sonia Mara e Eloisa Hundsdorfer. O grupo reuniu propostas a serem apresentadas na Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que deve acontecer no dia 3 de abril, no Unicesumar.As propostas feitas no âmbito municipal serão levadas para representantes estaduais, e posteriormente, para a Conferência Nacional de Saúde. Esse levantamento possibilita a criação de novas políticas públicas que focam na saúde do trabalhador.
No último sábado, dia 8, aconteceu o ato Ainda Estamos Aqui, em prol dos direitos das mulheres. Organizado pelo Fórum Maringaense das Mulheres, o evento marca a celebração do Dia Internacional da Mulher.As diretoras do SinteemaR marcaram presença na caminhada, que entoou palavras de ordem como “basta de violência contra a mulher”. O grupo passou pela Avenida Brasil com os cartazes produzidos no ponto de partida, a Praça Raposo Tavares.
Lilás, amarelo e azul são as cores da campanha de saúde do mês de março. As mulheres têm atenção especial: o lilás alerta para o câncer de colo de útero, causado pelo vírus HPV - Papilomavírus Humano - e o amarelo para a endometriose, uma doença crônica que acomete uma em cada dez mulheres. Já o azul marinho conscientiza sobre o câncer colorretal, cujos casos chegam aos milhões. O HPV é transmitido sexualmente - no contato de pele com pele - e pode causar lesões genitais. Um fator alarmante do câncer de útero é o progresso silencioso, ainda que lento, daí a importância de realizar exames preventivos periodicamente, além da vacinação de crianças e adolescentes.A endometriose também pode ser assintomática, mas muitas pacientes relatam dores pélvicas crônicas, ao urinar, ao menstruar ou durante a relação sexual. Com grande impacto na qualidade de vida, a endometriose é um quadro de difícil diagnóstico, que depende de investigação aprofundada.Terceiro mais comum, os primeiros sinais do câncer colorretal são a alteração na atividade intestinal, sensação de não evacuação, mudança no formato das fezes e, em casos mais graves, sangramento. Atinge principalmente pessoas acima dos 50 anos e seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças.Em todos esses casos, o acompanhamento médico é fundamental para um diagnóstico precoce. O autocuidado e um estilo de vida saudável são fundamentais para viver com qualidade.