Notícias

Notícia 66
Sinteemar cobra reposição da data-base

Nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, o presidente do Sinteemar, José Maria Marques e diretores estarão reunidos em Curitiba cobrando novamente as demandas da categoria, entre elas, a data-base.Esta semana o encontro será com o chefe da Casa Civil, Guto Silva (PSD), no Palácio Iguaçu, acompanhados pelo Líder do Governo na Alep, Deputado Hussein Bakri (PSD), que foi quem viabilizou essa agenda.Na oportunidade, estará em discussão também os pedidos de esclarecimentos dos sindicatos integrantes do Fórum das Entidades Sindicais – FES – do qual o Sinteemar faz parte, sobre a redução de jornada de trabalho da categoria, a reforma da previdência, a contratação de servidores efetivos e as plenárias que abordarão o direito à dignidade de aposentadoria dos servidores.Se possível, o Sinteemar estará transmitindo a reunião ao vivo, pelo Facebook.

Notícia 65
Gestão Educação em Resistência tem as contas aprovadas

Em Assembleia Geral Ordinária, realizada nesta sexta-feira (15/2), a categoria aprovou, por unanimidade, as contas da gestão "Educação em Resistência".O presidente José Maria Marques salientou que todos os balancetes são publicados/disponibilizados mensalmente no site do Sinteemar, na aba "finanças". Ele reforçou que as prestações de contas desta gestão sempre foram aprovadas por unanimidade.O Plano Orçamentário para o ano de 2019 também foi aprovado e está disponibilizado no site ou no setor financeiro do Sinteemar.

Notícia 64
CCJ aprova projeto que trata do plano de custeio do Regime da Paranaprevidência

Em reunião extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira (12) a Comissão de Constituição e Justiçada Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a emenda encaminhada pelo Poder Executivo ao projeto de lei nº 402/2018, de sua própria autoria, alterando dispositivos da Lei nº 17.435/2012, para revisão do Plano de Custeio do Regime Próprio de Previdência Social do Estado. A medida exime o Estado da contrapartida referente à contribuição de aposentados e pensionistas. Os deputados Tadeu Veneri (PT) e Claudio Palozi (PSC) votaram contra a iniciativa.Já o projeto de lei nº 586/2018, igualmente originário do Poder Executivo, teve a votação adiada para atender pedido de vista do deputado Tadeu Veneri. A matéria cria o Programa de Parcerias do Paraná (PAR), estabelecendo normas para desestatização e contratos de parceria no âmbito da administração pública executiva estadual e de suas entidades, e institui o Fundo para o Desenvolvimento de Projetos de Infraestrutura (FUNPAR). Seu objetivo é proporcionar a racionalização dos ativos públicos, a ampliação da eficiência e da qualidade dos empreendimentos públicos e dos serviços estatais, além da atração de investimentos para o desenvolvimento do Estado.Conforme o texto, o PAR será integrado por uma carteira de projetos de desestatização e de contratos de parcerias, implementada e desenvolvida por meio de uma unidade gestora e de um órgão deliberativo, o Conselho do PAR. E o FUNPAR será criado para financiar a estruturação e o desenvolvimento dos estudos e dos projetos de parceria do Estado, inclusive dos municípios e suas entidades. Como a proposição está tramitando em regime de urgência, a CCJ deve realizar nova sessão extraordinária nesta quinta-feira (13/12) no Auditório Legislativo da Casa.


Notícia 63
Missa de encerramento do ano

A Missa de Encerramento de 2018 foi organizada pela Secretaria dos Aposentados do Sinteemar e reuniu os filiados no Auditório do Trabalhador. Durante a missa teve a celebração e coroação de Nossa Senhora Aparecida.Maringá foi sorteada para receber a Santa durante o Encontro Nacional de Aposentados "Dedo de Prosa", que aconteceu no mês de outubro, em Guarapari - ES.Em breve, todas as fotos estarão disponíveis no nosso site: www.sinteemar.com.br/evento.

Notícia 62
Sinteemar se reúne com professores da PUC/Maringá

Diretores do Sinteemar, acompanhados do presidente José Maria Marques, se reuniram na tarde de ontem (26) e hoje, terça-feira (27/11), com os Professores da PUC – Campus Maringá, para discutir o Acordo Coletivo, proposto pela instituição, como Plano de Carreira, a ser implantado pela instituição de ensino, a partir de 2019.O assunto surgiu há duas semanas, quando o Sinteemar, junto com o Sinpro de Londrina e o Sinpropar de Curitiba, foram convidados pela reitoria da PUC, em Curitiba, para conhecer o plano e as propostas de implantação da nova carreira. Na oportunidade, José Maria fez algumas ponderações e disse que se reuniria com os professores do Campus/Maringá, para avaliar, discutir, ouvi-los e colher sugestões para serem apresentadas à reitoria.Nos encontros, alguns itens foram destacados e as dúvidas levantadas serão apresentadas na reunião que está marcada com a reitoria da PUC, em Curitiba, nesta quarta-feira. Estarão representando o Sinteemar, o presidente José Maria Marques, acompanhado do diretor Eder Adão Rossato e o funcionário do sindicato, Bruno de Marchi Carvalho, responsável pelas Homologações e que acompanha os acordos das Convenções Coletivas de Trabalho.

Notícia 61
Sinteemar se reúne com zeladoria da UEM

Diretores do Sinteemar, acompanhados do presidente José Maria Marques, se reuniram na manhã desta segunda-feira (26/11), com os Agentes Universitários lotados da zeladoria da UEM, para discutir as questões relacionadas ao controle de frequência do setor. A medida é para dar mais transparência à folha ponto dos trabalhadores.O Sinteemar está acompanhando de perto as negociações.O Diretor de Serviços e Manutenção - DSM, Cleival Rejani, também esteve na reunião e recomendou que as pessoas não deixem de assinar, diariamente, o documento. Para evitar o deslocamento de servidores até a copa apenas para o registro do ponto, houve solicitações para que esses controles de frequência fiquem no setor em que o agente universitário desempenha a função, desde que os setores se responsabilizem pelo recebimento e controle do documento. Por ora, as folhas devem permanecer, obrigatoriamente, nas Copas 1 e 2. Casos específicos deverão ser resolvidos separadamente.Rejani ressaltou, ainda, que "outros problemas pontuais devem ser resolvidos até a próxima semana, mas para isso precisamos da colaboração de todos da zeladoria".


Notícia 60
Dirigentes sindicais das Universidades se reúnem em Curitiba

Os dirigentes de sindicatos das IEES se reuniram em Curitiba para, novamente, tentar uma agenda com a Governadora Cida Borghetti, que se recusa em receber servidores do Estado. Antes da eleição garantiu que, após o período eleitoral, ela se reuniria com os servidores para tratar de assuntos como a reposição da data-base entre outros.Já faz mais de 30 dias que as entidades sindicais vem tentando agendar uma reunião, mas até o momento, sem sucesso. "Está mais fácil conversar com o Governador eleito do que com a atual governadora", disse o presidente do Sinteemar, José Maria Marques.Foram muitas as mazelas deste governo que se finda em dezembro de 2018. Aliás, Richa nunca mais. Não temos nenhuma boa recordação do governo Beto Richa e parece que a governadora Cida Borghetti, está se encaminhando para o mesmo rumo.Na avaliação dos dirigentes sindicais, levará um bom tempo para repor as perdas dos últimos dois anos dos governos Beto Richa e Cida Borghetti. Além da data-base, falta a reposição de servidores, tem se acentuado o sucateamento da Universidade e a precarização dos serviços prestados à população.Os impostos para os contribuintes aumentaram e a qualidade dos serviços diminuíram. Com certeza o cidadão paranaense não terá boas recordações desse governo.

Notícia 59
Fórum das Entidades Sindicais se reúne com equipe de transição do Governador, Ratinho Jr.

O Presidente do Sinteemar, José Maria Marques, representando o FES, esteve em reunião ontem (13/11), em Curitiba, com Norberto Anacleto Ortigara, da Equipe de Transição do Governador eleito, Ratinho Junior.A reunião foi para sensibilizar a equipe do novo governo e abrir um canal de diálogo permanente para amenizar as perdas salariais dos servidores nos últimos anos. Na ocasião foi entregue oficialmente uma pauta unificada das categorias ligadas ao Fórum.O FES reiterou o total da dívida do Governo com os servidores, sem reajustes desde janeiro de 2017, estimado em 14%. Ortigara interagiu, fez anotações, recebeu a pauta e se comprometeu em levar o assunto ao Governador Carlos Roberto Massa Junior.A Coordenação do FES reafirmou a disposição para debater, a qualquer momento, propostas que venham da parte do Governo no sentido de implantar e pagar os 2, 76% ainda em 2018.Além da data-base, o FES reivindicou o cumprimento da lei para que haja a liberação sindical sem prejuízos nos vencimentos dos dirigentes. Quanto à questão previdenciária, e os demais itens da pauta, serão objetos de debate a partir de janeiro de 2019.Participaram da reunião, pela Coordenação do FES, José Maria Marques, da Direção do Sinteemar, Donizétti Silva, da Direção Estadual do SINDISEAB; Marlei Fernandes, da Direção Estadual da APP-Sindicato; Pedro Blasczak, da Direção do Sintespo; eo Economista Cid Cordeiro, assessor econômico do FES.

Notícia 58
Diretores do Sinteemar se reúnem com reitoria

Os diretores do Sinteemar se reuniram na manhã desta quinta-feira (8/11) com o reitor da UEM, Júlio Damasceno, o vice-reitor, Ricardo Dias Silva e integrantes da nova gestão, para retomar e cobrar alguns pontos apresentados em uma carta, que foi entregue pelo Sindicato à época da eleição, aos candidato à reitoria.Entre as propostas estão a implementação de um programa de saúde do trabalhador e aposentado com atendimento específico no HUM; a realização de eleições para diretores, chefes de divisão, e encarregados, para os setores do campus sede, Extensões e HUM, Lepac e Ambulatório Médico; coibir os assédios (moral e sexual) no campus; a promoção de programas de inclusão dos aposentados como proponentes em projetos de ensino, entre outros.Damasceno se mostrou bastante solícito e prometeu fortalecer a luta conjunta com o Sindicato, pois assim estará também defendendo a Instituição. Disse ainda que vai dar sustentação política e moral para que os pedidos sejam atendidos e concretizados.O primeiro deles foi a afirmação de que haverá eleições nos setores, especialmente no HUM e mesmo não falando em datas, garantiu que a eleição no Hospital deve acontecer "o mais cedo possível".Essa aproximação do Sinteemar e Reitoria serviu para que os dois órgãos pudessem traçar as estratégias e parcerias visando um bem maior que é a Universidade Estadual. "Todos os itens serão legitimados e se houver viabilidade temos interesse em colocar em prática, sempre visando a dignidade dos servidores e alunos", afirmou Damasceno.Para o presidente José Maria, o encontro com os integrantes da nova gestão foi positivo, inclusive para fechar parceria em defesa da autonomia universitária, ensino público, gratuito e de qualidade e ainda para cobrar a solução de problemas internos como contratação para o Centro de Educação Infantil (creche) e remoção de servidores que estão com laudo médico.


Notícia 57
Fórum das Entidades Sindicais entrega propostas de emenda a LOA

Na última terça-feira (6/11), os Coordenadores do FES – Fórum das Entidades Sindicais, entre eles o presidente José Maria Marques, do Sinteemar, protocolaram 5 (cinco) propostas de emendas à mensagem 20/2018-LOA/2019 para melhoria do serviço público do Estado do Paraná e para cumprimento das legislações vigentes.LOA – Lei Orçamentária Anual é uma lei elaborada pelo Poder Executivo (governo) que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. A Constituição determina que o orçamento deve ser votado e aprovado até o final de cada ano.Segue as propostas apresentadas pelo FES:Reforço de dotação orçamentária no valor de R$ 707 milhões, para aplicação do disposto no art. 7º. da Lei 15.512, de 31 de maio de 2007, que prevê reajuste salarial anual para servidores do Poder Executivo (projeção de 4, 50% em maio de 2019);Reforço de dotação orçamentária no valor de R$ 2, 4 bilhões, para aplicação do disposto no art. 3º. da Lei 18.493, de 24 de junho de 2015, que prevê reajuste salarial nos meses de janeiro de 2017 (6, 29% + 1%) e maio de 2017 (1, 10%) para servidores do Poder Executivo e art. 7º da Lei15.512, de 31 de maio de 2007 prevê reajuste salarial anual para servidores do Poder Executivo (maio de 2018, 2, 76%), reajuste a ser aplicado em janeiro de 2019;Reforço de dotação orçamentária no valor de R$ 8, 4 milhões, para aplicação do disposto na Lei 11.034, de 30 de dezembro de 1994, que tratada atualização do valor do Auxilio Alimentação pelo índice do IPCA de agosto de 2011 a setembro de 2018;Reforço de dotação orçamentária no valor de R$ 5, 7 milhões, para efetivação do Piso Salarial Regional como valor de ingresso para os Servidores do servidores do Poder Executivo, alteração da faixa I para faixa II;Reforço de dotação orçamentária no valor de R$ 3, 5 milhões, para efetivação do auxilio transporte conforme Lei nº 17.657/2013.Os Coordenadores discutiram ainda meios de viabilizar uma pauta ampla e comum aos servidores estaduais, para os próximos 4 anos.O FES – Fórum das Entidades Sindicais, continua cobrando agenda com a Governadora Cida. A própria governadora havia prometido que discutiria a data-base, após o período eleitoral e agora se nega a receber os servidores.