Notícias

Notícia 129
Greve geral do servidor público é neste dia 18 de março

Uma greve geral está sendo marcada para o próximo dia 18 de março, em todo País, em defesa do serviço público e dos servidores. A manifestação, coordenada pelas principais Centrais Sindicais, tem como uma das bandeiras de luta a defesa da categoria, que está ameaçada pelo desmonte ao setor promovido pelos governos de Jair Bolsonaro (Sem Partido) e de Ratinho Junior (PSD), no Paraná. Os constantes ataques aos servidores que vem em forma de falta de concursos, fim da estabilidade, terceirização de serviços, falta de reposição salarial, precarização das atividades entre outros, devem levar uma grande parte da categoria às ruas, para protestar e mostrar que quem perde com isso, é a população mais pobre que depende dos serviços essenciais dos governos, como educação, saúde e segurança. A mobilização em Maringá, já definida em Assembleias da categoria, acontecerá a partir das 8h30, em frente ao Núcleo Regional de Educação de Maringá. A luta é de todos, em defesa de um serviço público de qualidade, da educação e dos direitos.

Notícia 128
Dia Internacional da Mulher é marcado por protesto em Maringá

O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi marcado por um grande protesto em Maringá. O evento reuniu no entorno do Parque do Ingá, várias entidades classistas, ONGs, Prefeitura do Município e Sindicatos, entre eles, o Sinteemar.Portando cartazes que chamavam a atenção para o número de feminicídio no Brasil e especialmente no Paraná, que é o segundo Estado no Brasil que mais mata mulheres, os manifestantes pediam o fim da violência contra o sexo feminino.Uma passeata percorreu os 3 mil metros da pista do Parque. Ao final da manifestação, o grupo colocou várias cruzes na escadaria do Fórum, para simbolizar as milhares de mulheres que foram mortas somente por questão de gênero. O protesto clamou por justiça!

Notícia 127
Sinteemar apoia manifestações do dia da mulher

Uma grande manifestação está sendo preparada para este domingo, 8 de março, por entidades ligadas à defesa das mulheres, para celebrar o "Dia Internacional das Mulheres". O Sinteemar está oferecendo o apoio a esta iniciativa, por meio da Secretaria da Mulher. A partir das 9 horas, um grupo de manifestantes deve se concentrar em frente ao portão principal do Parque do Ingá – centro de Maringá – para dar início aos trabalhos.Em seguida, às 9h30, haverá caminhada em volta do Parque e depois, os manifestantes depositarão cruzes e sapatos na calçada do Fórum da Justiça, como forma de lembrar as mulheres assassinadas por maridos, namorados e companheiros. O Fórum Maringaense das Mulheres "Basta de Feminicídio", que coordena a manifestação, pede que os participantes usem preto em sinal de luto e protesto pelas milhares de mortes ocorridas unicamente por questão de gênero. Durante o evento, os manifestantes devem ainda dar visibilidade a temas que também "matam" as mulheres como o desmonte do INSS: mulher sem licença maternidade.


Notícia 126
Sinteemar participa de mesa estadual de negociação do SUS

A vice-secretária de saúde do trabalhador, Marilda Pereira, foi a representante do Sinteemar na Mesa Estadual de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde – Menpsus – realizada em Curitiba.Diversos sindicatos e entidades ligadas à saúde enviaram seus representantes neste importante encontro que discutiu as principais demandas do setor, como a precarização do SUS, promovida pelo atual governo de Jair Bolsonaro (sem partido).A privatização do Sistema, a retirada do Programa Mais Médicos e a falta de financiamento de materiais básicos serão as demandas a serem levadas como prioridades ao Conselho Estadual de Saúde que deve se reunir já no final deste mês. A iniciativa é para analisar e discutir as reivindicações e preocupações de empregadores e trabalhadores como Sistema Único de Saúde.Essa é mais uma atuação do Sinteemar nas questões relacionadas com a saúde do trabalhador!SINTEEMAR: MANTENDO O COMPROMISSO ASSUMIDO COM O FILIADO!

Notícia 125
Sinteemar paga Ação 10/14 em tempo recorde

O Sinteemar continua realizando o pagamento das ações 10/14%. Ontem, 13 de fevereiro, realizou o pagamento para mais 38 filiados na ação. Segundo o Vice-presidente do Sinteemar, Prof. Nelson Martins Garcia, "esses pagamentos estão sendo realizados, em tempo recorde pelo Sindicato. A ação coletiva 10/14% foi transitada em julgado pela justiça, em julho de 2018. Os primeiros pagamentos foram realizados já em 1º de outubro de 2019". Por decisão de Assembleia as execuções desta ação serão individuais, ou seja, um processo individualizado para pagamento de cada servidor. "Demos início na juntada de documentos e em apenas um ano e três meses, realizamos os primeiros pagamentos. Isso é um prazo recorde, considerando a quantidade de processos em tramitação na justiça brasileira", ressaltou o vice-presidente. Até agora foram mais de 300 pessoas que receberam a ação. O próximo lote de pagamento já tem data certa. O Sinteemar está entrando em contato com os 34 contemplados para vir receber na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro de 2020, às 14h30, no Auditório do Trabalhador/Sinteemar.SINTEEMAR, MANTENDO O COMPROMISSO ASSUMIDO COM O FILIADO.

Notícia 124
Campanha salarial (data-base) é tema da reunião do FES

Dirigentes de sindicatos ligados ao Fórum das Entidades Sindicais (FES), entre eles o Sinteemar, participaram durante dois dias, em Curitiba, de reuniões de planejamento das ações para este ano de 2020. A defesa intransigente do serviço público e a liberdade democrática foram os assuntos centrais e, nestas questões, como um dos temas principais, está incluída a data-base de maio 2020, bem como os valores ainda não repassados pelo governo Estado que atingem o percentual de 17%.Isso equivale a uma perda de massa salarial, de 2, 5 salários dos servidores. A pauta ampliada de reivindicações, que está sendo elaborada pelos Grupos de Trabalho do FES, cobra também melhores condições de trabalho para toda categoria, além de concursos públicos para repor os servidores que estão se aposentando, sendo exonerados e os falecidos.Outros pontos também destacados nesses dois encontros, pregam ações contra as práticas antissindicais que estão sendo impostas pelos governos Federal e estadual e atenção à previdência e a saúde de toda a categoria. Frentes com diversos sindicatos devem ser formadas e campanhas de sindicalização serão efetivadas.Quanto à Greve Geral do servidor público, em nível nacional, que está marcada para acontecer no dia 18 de março, o FES deliberou em orientar todas as entidades que compõem o FES em aderirem. Neste sentido, cada entidade – associações/sindicatos – respeitadas as suas peculiaridades, deverá convocar Assembleias para deliberar sobre a adesão, ou não, a este movimento. Lembrando que no caso do Paraná, neste dia 18, também serão elencadas as pautas acima discutidas.Filie-se e fortaleça sua entidade sindical!Com colaboração da Assessoria de Imprensa FESFoto: Ismael de Freitas


Notícia 123
Planejamento 2020 começa a ser elaborado pelo FES

Representantes de 16 Sindicatos do Paraná, ligados ao Fórum das Entidades Sindicais (FES), entre eles o Sinteemar, estão, desde ontem em Curitiba, elaborando o planejamento estratégico para este ano de 2020. Entre os principais assuntos, está o desmonte do Estado, promovido pelo governo de Ratinho Junior (PSD).Assuntos como as privatizações, data-base de maio de 2020, diminuição dos investimentos público em saúde, educação e segurança entraram também na pauta das discussões. Sindicalistas estudam ainda as estratégicas para combater as ações antissindicais do governo, como a exigência de recadastramento dos servidores públicos. Essa medida afronta a liberdade associativa, prevista na Constituição.Os Grupos de Trabalho foram divididos em três eixos:defesa do serviço público;defesa das liberdades democráticas;unidade de classe.Uma análise geral da atual conjuntura política e econômica também está sendo debatida entre os integrantes do FES. Após essas reuniões, será apresentada quais estratégias de trabalho serão colocadas em prática para uma efetiva atuação em defesa dos trabalhadores do serviço público do Paraná.Com informações da Assessoria de Imprensa do FESFoto: Ismael de Freitas

Notícia 122
Moção de apoio aos petroleiros do Brasil (enviada à FUP)

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá – Sinteemar – vem a público para se solidarizar com os petroleiros de todo País. A categoria entrou em greve no dia 1º de fevereiro deste ano e agora, mesmo tendo suspendido temporariamente o movimento, faz reivindicações que entendemos serem mais do que justas.O Sinteemar é totalmente contra as demissões desses trabalhadores e ainda contra as privatizações no setor que estão sendo feitas por este governo tirano de Jair Bolsonaro/Paulo Guedes. Entendemos que a greve é um direito do trabalhador e está respaldada em Lei. Por isso, nosso total repúdio a todas as formas de ataque e maneiras de intimidação promovidas pelo Governo Federal.Essa luta dos petroleiros é uma luta de todos os trabalhadores do Brasil, porque acreditamos que não é demitindo, achacando, intimidando, fazendo cortes, contratando fura-greves, aplicando multas milionárias aos sindicatos e promovendo o medo, que chegaremos a um consenso. Precisamos, a partir da luta desses trabalhadores, entender que todas as formas de combate as intimidações devem ser com união, assim como se deve combater essa política entreguista de Bolsonaro e equipe, além de sua submissão e subserviência aos imperialistas. Essa Moção de Apoio aos petroleiros de todo o País é uma deliberação da Assembleia do Sinteemar, realizada no dia 20 de fevereiro de 2020.Atenciosamente José Maria Marques – Presidente do Sinteemar

Notícia 121
Sinteemar paga mais alguns servidores na Ação 10/14

O presidente do Sinteemar, José Maria Marques, fez, na manhã desta quinta-feira, 19 de dezembro, mais alguns pagamentos aos servidores que foram contemplados na ação 10/14.Eles vieram até à sede do Sindicato receber os cheques, com os valores correspondentes. Neste lote foram 11 pessoas contempladas.É o Sinteemar mantendo o compromisso assumido com o filiado! Se você ainda não é filiado, procure a nossa sede.


Notícia 120
UEM suspende a paralisação e mantém o "estado de greve" e assembleia permanente

Em assembleia nesta quinta-feira, 5/12/19, os servidores da UEM ouviram e avaliaram os informes trazidos de Curitiba por José Maria Marques, presidente do Sinteemar, e, tomando como parâmetro o cenário estadual, deliberaram:pela suspensão da greve, imediatamente;pela aprovação de "estado de greve" epela manutenção de "Assembleia Permanente".Esta é a orientação dada pelo Fórum das Entidades Sindicais.Das 39 emendas apresentadas pelos deputados de oposição, apenas 9 foram acatadas. Entre elas destacamos:garantia da revisão anual das aposentadorias e pensões;manutenção da isenção de contribuição previdenciária dos aposentados por doenças graves;garantia do abono de permanência (100%);aumento de 2 para 3 salários mínimos de isenção;manutenção das verbas que comporão os cálculos da aposentadoria (insalubridade, periculosidade, GAS, incentivo a titulação).Durante a assembleia de hoje, aprovou-se, também, a realização de debate no dia 16/12 (segunda-feira), às 14 horas, no auditório do Sinteemar, visando ampliar as discussões e detalhar para os servidores, os reais prejuízos que os deputados da base do Governo impuseram, mais uma vez, para a classe trabalhadora, aprovando o Projeto de Emenda Constitucional/PR, referente à Reforma da Previdência, imposta pelo Governo Bolsonaro.A votação das mudanças na aposentadoria dos servidores, que deveria ocorrer na Assembleia Legislativa, com discussão com as categorias, foi transferida para a Ópera de Arame, em "reunião secreta", e aprovada em regime de urgência, sob forte esquema de segurança. Cerca de 800 policiais militares foram convocados para garantir a votação, permitindo acesso apenas dos Deputados, Assessores e Imprensa credenciada. Um "belo exemplo" de democracia, foi demonstrado novamente pela classe política à população.