Notícias

Notícia 239
UEM e ONG Decida Viver organizam curso gratuito de meditação transcedental

A UEM, em parceria com a Ong Decida Viver organizam o curso "Tempo de Silêncio", por meio da técnica de Meditação Transcendental.SOBRE O CURSOPor meio da técnica de Meditação Transcendental (MT), o curso "Tempo de Silêncio" tem como objetivo verificar os benefícios que a prática regular da MT traz para as quatro áreas da vida: potencial mental, saúde, relacionamentos e sociedade.O curso é realizado pela UEM, por meio do Museu Dinâmico Interdisciplinar – MUDI, e faz parte de um projeto de extensão da universidade intitulado: "Terapias Alternativas como Ferramentas para o desenvolvimento do Bem-Estar Inpidual e Coletivo". O treinamento é oferecido em parceria com a Associação Internacional de Meditação (SIM).CRONOGRAMA DO CURSOPróxima turma: 20 a 24/05/2024Horas: 19 às 21 horasObs: Na primeira semana do curso é obrigatório ter a presença de 100%INVESTIMENTOO curso será integralmente GRATUITO!Faça sua inscrição pelo link: https://forms.gle/e7HQK9MmYFtroPxr9Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelo fone: (44) 99826-6632 - Regina.

Notícia 238
Rio Grande do Sul: CUT e sindicatos se mobilizam em solidariedade à população; saiba como doar

A cheia do Guaíba ultrapassou o nível histórico atingido na grande enchente de 1941, de 4, 76 metros, o rio chegou na marca de 5, 2 metros no sábado (4). A região das ilhas, a zona central, o extremo-sul e a região norte da capital Porto Alegre são as principais regiões de risco com a cheia do Guaíba. Na última sexta-feira (3), a CUT-RS auxiliou na locomoção e acolhimento de famílias das comunidades nas imediações da Arena do Grêmio em Porto Alegre.Dos 496 municípios, 364 do estado registraram algum tipo de problema.Os mortos chegam a 83 e são quatro os óbitos em investigação; há 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas. São mais de 141 mil trabalhadores e trabalhadoras fora de suas casas e 873.275 mil pessoas afetadas em todo estado, sendo que 129.279 estão desalojadas, sendo que deste total 20.070 pessoas estão em abrigos.Até o momento, a população em situação de risco tem sido encaminhada para a sede do Sindicato dos Metalúrgicos e o Sindicato dos Aeroviários, na capital. Esses locais também são pontos de coleta para doações de alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas, cobertores e água.As cozinhas comunitárias do Projeto CUT Comunidade estão mobilizadas para ajudar a população, preparando refeições e também recebendo doações. Todas as doações recebidas no Pix da CUT-RS estão sendo direcionadas na compra de alimentos, produtos de higiene pessoal e demais demandas que os abrigos precisam. A nossa responsabilidade é ajudar a população que precisa nesse momento!Depósito bancário para doaçãoAs doações também poderão ser feitas na conta bancária da CUT-RS:Cresol (133)Agência 5607Conta corrente 18.735-6CNPJ: 60.563.731/0014-91PIX: 51996410961Em Maringá, as doações podem ser feitas no Corpo de Bombeiros, pelo portão do quartel na Rua Benjamim Constant.

Notícia 237
Governo se nega a fazer acordo para pagar data-base

A audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF) entre o governo e as entidades sindicais que representam os servidores paranaenses aconteceu hoje, 6, em Brasília. Solicitada pelo ministro Edson Fachin, teve como objetivo mediar o impasse do Governo do Paraná sobre a data-base dos funcionários públicos. O governo estadual inicialmente resistiu em participar, mas sob a determinação do STF, compareceram o procurador-geral do Estado, o secretário de Fazenda, o diretor-geral da Casa Civil e as suas respectivas equipes. O presidente do Sinteemar, Luís Cláudio, esteve presente na reunião, representando o Fórum das Entidades Sindicais.Durante o encontro, que também contou com a participação online de outros sindicatos do Fórum, ficou claro o posicionamento do Estado: uma recusa em negociar ou mesmo considerar a dívida existente com os servidores. Este dividendo já ultrapassa os 12 bilhões de reais, sem contar as reposições da inflação não aplicadas de 2018 a 2023. Diante deste cenário, o Fórum das Entidades Sindicais convoca todos os servidores para se manterem mobilizados. Para o dia 14 de maio, está marcada uma mobilização estadual, que logo terá os detalhes divulgados. Essa ação visa pressionar o governo a retomar as negociações e cumprir com suas obrigações legais.


Notícia 236
Servidores fazem fotos em mural no HU no Dia do Trabalhador

O Sinteemar, por meio da Secretaria de Aposentados e da Secretaria da Mulher, organizou um mural no Hospital Universitário em comemoração ao Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira, dia 1.Os servidores aproveitaram o momento para serem fotografados e fazerem selfies com os colegas. A diretora Eloisa Hundsdorfer também posou para as fotos com os trabalhadores.

Notícia 235
Em parceria com Afuem, Sinteemar participa de torneio de futebol

A Afuem realiza anualmente um torneio de futebol entre os seus associados. Este ano, o Sinteemar colaborou com a entrega de bolas de futebol que foram usadas nos jogos nesta quarta-feira (1). Essa é uma maneira de incentivar o esporte entre os servidores, que traz mais saúde e qualidade de vida para quem o pratica.As dirigentes Jeanete Bezerra, Teresa, Marisa Morales e o presidente Luís Cláudio, prestigiaram os jogadores durante o torneio.

Notícia 234
Sinteemar faz confraternização com servidores da FEI

Na tarde que antecipou o Dia do Trabalhador, o Sinteemar esteve na Fazenda Experimental de Iguatemi - FEI. Junto aos trabalhadores do local, foi realizada uma confraternização, que também contou com a presença de alguns professores, da vice-reitora Gisele Mendes e da vereador Ana Lúcia Rodrigues.O presidente do Sinteemar, Luís Cláudio, falou sobre a importância dos servidores da FEI para a UEM e para toda a comunidade.


Notícia 233
Central Única dos Trabalhadores e sindicatos organizam mobilização para o Dia do Trabalhador

Neste 1º de maio, uma das bandeiras de luta da CUT e suas entidades filiadas é a promoção de condições de trabalho com remuneração adequada, liberdade, equidade, segurança, e capacidade de garantir vida digna. Nos últimos anos, com o franco ataque que as entidades sindicais sofreram no Brasil, a classe trabalhadora brasileira viu parte de suas conquistas mais relevantes perderem força.Por isso, a importância da mobilização, luta e união da classe trabalhadora para que as justas e necessárias condições de trabalho sejam a realidade da população.Em Maringá, trabalhadores e trabalhadoras estarão reunidos na Prova Rústica Tiradentes a partir das 7 horas. A tenda da CUT estará no Parque do Ingá, em frente ao Colégio Regina Mundi.

Notícia 232
Afuem recebe título de Consagração Pública

A direção do Sinteemar esteve hoje (25) na Câmara Municipal de Maringá para prestigiar título de Consagração Pública que a Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá - Afuem recebeu. A homenagem foi proposta pelos vereadores Ana Lúcia Rodrigues, Belino Bravin Filho e Manoel Álvares Sobrinho em reconhecimento aos 43 anos de dedicação e serviço da entidade para a comunidade maringaense.A entrega do título foi feita à presidente da Afuem, Cerenita de Fátima Fachin, que se orgulhou bastante da homenagem: "É um momento de reflexão sobre a trajetória de dedicação e comprometimento que moldou a nossa associação, uma história marcada por incontáveis atos de solidariedade e serviço à nossa comunidade. Este título é um estímulo para que continuemos firmes em nossa missão, espalhando amor, solidariedade e esperança por onde passamos.".

Notícia 231
Sinteemar organiza caravana para prestigiar Afuem na Câmara

Nesta quinta-feira (25), a Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá - Afuem receberá o Título de Consagração Pública Municipal em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade maringaense.O Sinteemar fará uma caravana saindo às 9 horas do estacionamento do sindicato até a Câmara Municipal para prestigiar este momento.Você é nosso convidado para este importante momento!


Notícia 230
Sinteemar e Afuem fazem parceria para Dia do Trabalhador

Com a proximidade do dia 1º de maio, a presidente da Afuem, Cerenita Fachin, esteve no Sinteemar para uma reunião com diretoria do sindicato, com o objetivo de acertarem a programação das comemorações. Ficou definida uma parceria entre as entidades para o Dia do Trabalhador. O presidente do Sinteemar, Luís Cláudio, estará presente no campeonato de futebol realizado na Afuem, onde fará a doação de bolas profissionais para os jogadores. Também será realizada uma atividade no Hospital Universitário, para celebrar a data. Outras atividades ainda serão definidas pela diretoria.