Notícias

Notícia 247
Em defesa de direitos, Sinteemar se reúne a milhares de trabalhadores em Brasília

Trabalhadores de diversos ramos e membros de entidades sindicais de todo o Brasil estão em Brasília hoje, 22, para uma grande manifestação em defesa dos direitos trabalhistas. Maringá enviou dezenas de trabalhadores e o Sinteemar também tem representantes para defender o serviço público de qualidade.Confira a pauta de reivindicações da classe trabalhadora:Pela reconstrução do estado do Rio Grande do Sul e por medidas de proteção e amparo a seus trabalhadores e trabalhadoras;Educação: Revogação do Novo Ensino Médio;Valorização do Serviço Público: Contra a PEC 32/Reforma Administrativa;Em defesa da Convenção 151/defesa da negociação coletiva;Trabalho decente: redução da jornada de trabalho e empregos decentes;Salário igual para trabalho igual - Em defesa da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres;Menos impostos para trabalhadores: juros baixos e correção da tabela de imposto de renda;Valorização do salário mínimo e das aposentadorias;Transição justa e ecológica em defesa da vida;Em defesa do PLC 12/24, por Direitos dos Motoristas por Aplicativos.

Notícia 246
Presidente e advogado do Sinteemar visitam a Fenasepe

Durante a viagem à Brasília para a reunião no Supremo Tribunal Federal, o presidente do Sinteemar, Luís Cláudio, e o assessor jurídico Wagner Moura, estiveram na sede da Federação Nacional dos Servidores Públicos - Fenasepe e foram recebidos pela dirigente Claudinha. A federação foi fundada em 1987 com o propósito de unir os servidores públicos estaduais de todo o Brasil em uma única entidade representativa. Sua função principal é defender os interesses, direitos e condições de trabalho desses servidores, buscando melhores condições salariais, de trabalho e de carreira, além de promover a valorização e o reconhecimento da categoria.Dentro das organizações que representam os trabalhadores, a hierarquia se estabelece de forma a organizar e fortalecer a atuação em diferentes níveis, desde o local até o nacional. Essa estrutura é composta por sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais. Os sindicatos são a base dessa hierarquia. Eles representam os trabalhadores de uma determinada categoria profissional em nível local ou regional. Acima dos sindicatos, estão as federações. As federações agrupam vários sindicatos de uma mesma categoria profissional em uma área geográfica mais ampla, como um estado ou região. Elas têm o papel de coordenar as ações das entidades sindicais afiliadas e de representá-las em questões que ultrapassem os limites locais. O Sinteemar é filiado à Fenasepe, que representa os servidores estaduais de todo o país.

Notícia 245
Sinteemar participa de colação de grau da UEM

Na última semana, estudantes de diversos cursos da Universidade Estadual de Maringá participaram da 67ª colação de grau conjunta do campus sede. Foi realizado um ciclo de quatro cerimônias no centro de eventos Paraná Expo, em Maringá, e o presidente do Sinteemar, Luís Cláudio, esteve presente representando o sindicato. A semana foi bastante movimentada: na terça-feira, 7, a cerimônia de graduação foi dos acadêmicos dos centros de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Ciências da Saúde; na quarta-feira, o Centro de Ciências Sociais Aplicadas celebrou seus 321 formandos; na quinta, 260 graduados representaram os cursos do Centro de Tecnologia, finalizando com os 300 formandos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes na sexta-feira. Os novos graduados passaram a integrar o grupo de 83.160 profissionais formados pela UEM.Para as próximas semanas, estão agendadas as formaturas dos acadêmicos dos outros campi da UEM: do Campus Regional de Goioerê, Campus Regional do Vale do Ivaí, Campus Regional do Arenito, Campus Regional de Umuarama e Campus Regional de Cianorte - todas finalizadas até o final do mês de maio. O Sinteemar estará presente em todas as ocasiões.


Notícia 244
Servidores reivindicam data-base e melhorias na carreira dos agentes de apoio

Representantes do Fórum das Entidades Sindicais - FES foram recebidos pelo líder do governo na Assembleia Lesgislativa, deputado Hussein Bakri, nesta terça-feira, 14. Em uma reunião, os representantes dos servidores expuseram suas pautas e reivindicações ao deputado, que se comprometeu a intermediar um diálogo com o governo. O deputado Bakri anunciou que, na próxima semana, será realizada uma reunião com a diretoria geral da Casa Civil para tratar das demandas dos servidores.Os servidores reivindicam melhores condições de trabalho e remuneração justa. O FES reforça a importância de que a categoria continue mobilizada e atenta aos desdobramentos das negociações, garantindo que as demandas dos trabalhadores sejam efetivamente atendidas.

Notícia 243
Sinteemar e Sindaen realizam Seminário da Classe Trabalhadora

Em uma parceria com o Sindaen, o Sinteemar está organizando para o dia 28 de maio o "Seminário da Classe Trabalhadora". A Secretária Geral da CUT do Paraná, Vera Nogueira, conduz a palestra "Trabalho Decente"; as comunicadoras Viviam Baddini e Mariana Tait, da Maré Viva Comunicação, trazem o debate "Os impactos das tecnologias digitais no mundo do trabalho" e finalizando o evento, a assessora das Comunidades Eclesiais de Basena Arquidocese de Maringá, Lucimar Bueno, faz a mística "O trabalho antifascista e a produção da riqueza".O seminário será no Auditório do Trabalhador, na sede do Sinteemar - Rua Professor Itamar Orlando Soares, 357 - às 19 horas.

Notícia 242
Sinteemar abre inscrições para a Marcha à Brasília

A Marcha da Classe Trabalhadora à Brasília está marcada para o dia 22 de maio e deve reunir milhares de trabalhadoras e trabalhadores de todo o país na Esplanada dos Ministérios. As entidades sindicais de Maringá e região estão se organizando para enviar ônibus com os trabalhadores interessados em participar do ato. As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp (44) 99961-3561 até às 12 horas do dia 15 e é preciso encaminhar o nome completo, RG, CPF e número do celular. A saída está prevista para o dia 21 de maio.Um dos objetivos da mobilização é apresentar ao presidente Lula e ao Congresso Nacional uma agenda que garanta o pleno emprego, melhores salários, e desenvolvimento econômico e social para o país. No entanto, é imprescindível que sejam revogadas as medidas adotadas por Michel Temer e Jair Bolsonaro, como a reforma trabalhista, a lei da terceirização e a Reforma da Previdência.Outro ponto importante que constará das exigências será a retirada da pauta do Congresso Nacional, o Projeto de Emenda Constitucional 32, a chamada Reforma Administrativa, apresentada por Bolsonaro, e que tem por objetivo destruir os serviços públicos. A CUT, suas Confederações e Sindicatos foram decisivos para barrar a tramitação desse projeto no governo passado, no entanto, o Presidente da Câmara, Artur Lira, ameaça recolocar novamente em pauta essa matéria.


Notícia 241
UEM promove Cursos Estratégicos para Formação em Negócios

A Universidade Estadual de Maringá, em parceria com o Programa Paraná Empreende Mais - PPEM, abr/iu mais de quarenta vagas para um curso curso gratuito de estratégias para formação em negócios. O participante deve se inscrever em um ou mais módulos de sua preferência, com certificado de conclusão ao final do curso. As aulas são ministradas pelos professores de forma presencial, com a coordenaçãodo professor Marcelo Farid Pereira e gestão da professora Taciane Mota.LOCAL: Bloco B-12 na UEM - Maringá PRSALA: 01HORÁRIO: 19h15 - 22h45Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSi2L-Hp7lBqPuy_RE6jUL-DLVoqGyq0TstGrw0ukgaUfY3w/viewform

Notícia 240
Missa de Dia das Mães reúne mais de 100 pessoas no Auditório do Trabalhador

A Missa de Dia das Mães do Sinteemar lotou o Auditório do Trabalhador nesta quinta-feira, 9. O padre Leomar Montagna conduziu um belíssimo ato litúrgico e falou da importância das mães na sociedade. Também lembrou de como as entidades sindicais são indispensáveis para a vida dos trabalhadores, e o quanto celebrações como a de hoje são relevantes.A missa também seguiu com uma canção às mães, pela voz da cantora e servidora Mari Tenório, e com a distribuição de lembrancinhas confeccionadas pela Secretaria dos Aposentados a todos os presentes.

Notícia 239
UEM e ONG Decida Viver organizam curso gratuito de meditação transcedental

A UEM, em parceria com a Ong Decida Viver organizam o curso "Tempo de Silêncio", por meio da técnica de Meditação Transcendental.SOBRE O CURSOPor meio da técnica de Meditação Transcendental (MT), o curso "Tempo de Silêncio" tem como objetivo verificar os benefícios que a prática regular da MT traz para as quatro áreas da vida: potencial mental, saúde, relacionamentos e sociedade.O curso é realizado pela UEM, por meio do Museu Dinâmico Interdisciplinar – MUDI, e faz parte de um projeto de extensão da universidade intitulado: "Terapias Alternativas como Ferramentas para o desenvolvimento do Bem-Estar Inpidual e Coletivo". O treinamento é oferecido em parceria com a Associação Internacional de Meditação (SIM).CRONOGRAMA DO CURSOPróxima turma: 20 a 24/05/2024Horas: 19 às 21 horasObs: Na primeira semana do curso é obrigatório ter a presença de 100%INVESTIMENTOO curso será integralmente GRATUITO!Faça sua inscrição pelo link: https://forms.gle/e7HQK9MmYFtroPxr9Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelo fone: (44) 99826-6632 - Regina.


Notícia 238
Rio Grande do Sul: CUT e sindicatos se mobilizam em solidariedade à população; saiba como doar

A cheia do Guaíba ultrapassou o nível histórico atingido na grande enchente de 1941, de 4, 76 metros, o rio chegou na marca de 5, 2 metros no sábado (4). A região das ilhas, a zona central, o extremo-sul e a região norte da capital Porto Alegre são as principais regiões de risco com a cheia do Guaíba. Na última sexta-feira (3), a CUT-RS auxiliou na locomoção e acolhimento de famílias das comunidades nas imediações da Arena do Grêmio em Porto Alegre.Dos 496 municípios, 364 do estado registraram algum tipo de problema.Os mortos chegam a 83 e são quatro os óbitos em investigação; há 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas. São mais de 141 mil trabalhadores e trabalhadoras fora de suas casas e 873.275 mil pessoas afetadas em todo estado, sendo que 129.279 estão desalojadas, sendo que deste total 20.070 pessoas estão em abrigos.Até o momento, a população em situação de risco tem sido encaminhada para a sede do Sindicato dos Metalúrgicos e o Sindicato dos Aeroviários, na capital. Esses locais também são pontos de coleta para doações de alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas, cobertores e água.As cozinhas comunitárias do Projeto CUT Comunidade estão mobilizadas para ajudar a população, preparando refeições e também recebendo doações. Todas as doações recebidas no Pix da CUT-RS estão sendo direcionadas na compra de alimentos, produtos de higiene pessoal e demais demandas que os abrigos precisam. A nossa responsabilidade é ajudar a população que precisa nesse momento!Depósito bancário para doaçãoAs doações também poderão ser feitas na conta bancária da CUT-RS:Cresol (133)Agência 5607Conta corrente 18.735-6CNPJ: 60.563.731/0014-91PIX: 51996410961Em Maringá, as doações podem ser feitas no Corpo de Bombeiros, pelo portão do quartel na Rua Benjamim Constant.