Em mais uma parceria entre o SinteemaR e a Universidade Aberta da Terceira Idade - Unati, o Grupo de Artesanato com Resíduo Reciclado - GarR organizou uma palestra sobre educação e gestão ambiental com os participantes.A atividade teve como foco o empreendedorismo na gestão ambiental doméstica, em que foram apresentadas alternativas para transformar resíduos em novos produtos e possibilidades de geração de renda. A palestra foi ministrada pelas dirigentes Laurice Ricardo, Marlene Gobbi e Sonia Luciano e também contou com a participação da palestrante convidada Lilianny Ripke.A proposta do evento é mostrar que pequenas mudanças no dia a dia podem reduzir impactos ambientais e, ao mesmo tempo, estimular práticas criativas de empreendedorismo sustentável. Dessa maneira, os presentes aprendem a importância das ações cotidianas para a preservação do meio ambiente.
O Grupo de Trabalho de Saúde do Fórum das Entidades Sindicais - FES se reuniu na última quinta-feira, 14, com representantes da Secretaria de Administração e da Previdência - SEAP para dar continuidade às discussões sobre as políticas de saúde voltadas ao funcionalismo estadual. O SinteemaR esteve representado pela dirigente e também integrante do GT, Eloisa Hundsdorfer.Um dos principais pontos tratados foi a saúde mental dos servidores, com destaque para os projetos já existentes no setor da Educação e no sistema penitenciário. A SEAP estuda ampliar esse atendimento por meio da contratação de uma empresa que ofereça suporte remoto via teleatendimento.Outro tema em pauta foi a Norma Regulamentadora nº 1, atualizada pela Portaria nº 1.419/2024 - que passou a incluir os riscos psicossociais no âmbito da saúde do trabalhador. A adequação do Estado ao eSocial, sistema federal que reúne informações trabalhistas, previdenciárias e de saúde e segurança do trabalho, também esteve no centro da conversa.O grupo ainda discutiu mudanças no SAS. A SEAP informou que negocia com o Banco Mundial uma linha de crédito para financiar estudos sobre modelos alternativos de gestão do SAS, mas sem prazo definido para conclusão. Os sindicatos, por sua vez, cobraram respostas a um ofício protocolado pelo FES, que solicita dados concretos sobre o funcionamento do sistema.Na pauta, entrou também a situação da perícia médica, que deve receber dez novos profissionais a partir de novembro, além da reformulação da página do setor no Portal do Servidor.
Na última segunda-feira, 5, a Universidade Estadual de Maringá apresentou oficialmente a UEM RUN - Celebrando a história passo a passo, uma corrida que acontece no dia 5 de outubro no câmpus sede da universidade.O evento de lançamento ocorreu no Hotel Transamérica, onde foram divulgadas as principais informações sobre a prova. O SinteemaR esteve presente, prestigiando a iniciativa que une esporte, saúde e valorização da história da UEM. O percurso de 5 quilômetros será realizado dentro do câmpus e aos redores e o lote promocional esgotou em apenas 15 minutos. A corrida tem o objetivo de movimentar a comunidade acadêmica e o público externo. As inscrições encerram no dia 25 de setembro.As inscrições são feitas pelo site "EU Corro": www.eucorro.com/uemrun
Com um olhar direto de quem esteve nas trincheiras das mobilizações, a CUT Paraná apresentou nesta sexta-feira, 1, o livro “40 anos da CUT Paraná”. O lançamento fez parte da abertura da 17ª Plenária Estadual da central e marca a celebração de uma trajetória construída por milhares de trabalhadores e trabalhadoras no estado.O SinteemaR tem presença de destaque no livro, com um capítulo dedicado à instituição. Escrito pelo professor Reginaldo Dias, o texto intitulado “O engajamento do SinteemaR na democratização da Universidade Estadual de Maringá e na conquista da gratuidade do ensino no Estado do Paraná” resgata o papel fundamental do sindicato nas mobilizações que garantiram o acesso gratuito ao ensino superior público paranaense.
O SinteemaR marcou presença na 17ª Plenária da CUT Paraná, que ocorreu na última sexta-feira e sábado, 1 e 2 de agosto, em Foz do Iguaçu. O evento reuniu lideranças sindicais e políticas de todo o Paraná para debater estratégias de luta para os próximos anos. A plenária final aprovou as estratégias debatidas no combate aos retrocessos sociais, em defesa da soberania e também de resistência ao governo de Ratinho Júnior.Entre os temas centrais estavam a luta pelo trabalho decente e justiça social; o fim da precarização do trabalho; a valorização da defesa dos direitos LGBTQIA+; as pautas centrais do Plebiscito Popular, como o fim da escala 6x1, a justiça fiscal e tributária, e o fortalecimento das brigadas digitais, entre outros.Durante a plenária, as delegadas e delegados ainda aprovaram moções de repúdio. Foram alvo o presidente dos EUA, Donald Trump e seu tarifaço, o Banco Santander pelas terceirizações fraudulentas, a reforma administrativa em curso no Congresso Nacional. As moções de apoio à Palestina e ao povo palestino e ao em defesa do serviço público também foram aprovadas.
A nossa tradicional Missa do Dia dos pais já tem data marcada: será no dia 7 de agosto, a partir das 9 horas, na sede do SinteemaR - Rua Professor Itamar Orlando Soares, 357.Traga a sua família e venha participar!
Na última quinta e sexta-feira, 25 e 26, o Conselho Municipal de Saúde junto à Prefeitura de Maringá promoverm a 15ª Conferência Municipal de Saúde.O evento reuniu profissionais da saúde, membros da gestão municipal, entidades sindicais e representantes de organizações. O SinteemaR foi representado por três dirigentes, que estiveram presentes nos dois dias, garantindo a participação do sindicato.O objetivo da conferência é revisar e atualizar o Plano Municipal de Saúde, discutindo propostas para os serviços de saúde públicos do município. O resultado da pauta será incorporado ao Plano Municipal de Saúde e também à servirão de base para a Lei Orçamentária Anual para os próximos quatro anos.
O SinteemaR está participando ativamente do Plebiscito Popular 2025, colocando à disposição da comunidade duas formas de votação: uma urna fixa na sede do sindicato e uma urna itinerante, que circulará por diferentes locais para garantir maior acesso à votação.O Plebiscito Popular é uma iniciativa nacional organizada por movimentos sociais, sindicatos e entidades da sociedade civil com o objetivo de consultar a população sobre dois temas: redução da jornada de trabalho sem redução salarial (pelo fim da escala 6×1) e quem ganhe mais de 50 mil pague mais imposto, para que quem recebe até 5 mil não pague imposto de renda.O SinteemaR fica localizado na Rua Prof. Itamar Orlando Soares, 357, Jardim Universitário.
Na última segunda-feira, dia 14/07, a Câmara dos Deputados aprovou a tramitação, em regime de urgência, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 143/2020. O projeto restaura as promoções e contagem de tempo dos servidores públicos municipais, estaduais e federais suspensos durante o governo Bolsonaro. Assim, a contagem de tempo para aposentadorias bem como a concessão de direitos de servidoras e servidores públicos, como os anuênios, quinquênios e licenças-prêmio, após aprovado permite que estados e municípios paguem retroativamente esses benefícios salariais.O congelamento por 583 dias, de 27 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021, foi condição imposta pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que estados e municípios recebessem ajuda financeira durante a pandemia da covid-19. A luta agora é para aprovar o PL do Descongela em plenário ainda esta semana. Justiça para os servidores!https://www.instagram.com/reel/DMHOjlit3Ce/?igsh=bWl0bWh5eTlzMWFh
A 8ª edição do Encontro dos Aposentados acontece neste mês de julho, no estacionamento do SinteemaR. Organizado pela Secretaria da Mulher e pela Secretaria dos Aposentados, o encontro terá como tema um grande arraial, com comidas e músicas típicas, brincadeiras e brindes.A festa inicia às 14 horas do dia 23 de julho.