UEM SUSPENDE A PARALISAÇÃO E MANTÉM O "ESTADO DE GREVE" E ASSEMBLEIA PERMANENTE

UEM SUSPENDE A PARALISAÇÃO E MANTÉM O

05/12/2019

UEM SUSPENDE A PARALISAÇÃO E MANTÉM O "ESTADO DE GREVE" E ASSEMBLEIA PERMANENTE

Em assembleia nesta quinta-feira, 5/12/19, os servidores da UEM ouviram e avaliaram os informes trazidos de Curitiba por José Maria Marques, presidente do SinteemaR, e, tomando como parâmetro o cenário estadual, deliberaram: 1) pela suspensão da greve, imediatamente; 2) pela aprovação de “estado de greve” e 3) pela manutenção de “Assembleia Permanente”. Esta é a orientação dada pelo Fórum das Entidades Sindicais.

Das 39 emendas apresentadas pelos deputados de oposição, apenas 9 foram acatadas. Entre elas destacamos:

- garantia da revisão anual das aposentadorias e pensões;

- manutenção da isenção de contribuição previdenciária dos aposentados por doenças graves;

- garantia do abono de permanência (100%);

- aumento de 2 para 3 salários mínimos de isenção;

- manutenção das verbas que comporão os cálculos da aposentadoria (insalubridade, periculosidade, GAS, incentivo a titulação).

Durante a assembleia de hoje, aprovou-se, também, a realização de debate no dia 16/12 (segunda-feira), às 14 horas, no auditório do SinteemaR, visando ampliar as discussões e detalhar para os servidores, os reais prejuízos que os deputados da base do Governo impuseram, mais uma vez, para a classe trabalhadora, aprovando o Projeto de Emenda Constitucional/PR, referente à Reforma da Previdência, imposta pelo Governo Bolsonaro.

A votação das mudanças na aposentadoria dos servidores, que deveria ocorrer na Assembleia Legislativa, com discussão com as categorias, foi transferida para a Ópera de Arame, em “reunião secreta”, e aprovada em regime de urgência, sob forte esquema de segurança. Cerca de 800 policiais militares foram convocados para garantir a votação, permitindo acesso apenas dos Deputados, Assessores e Imprensa credenciada. Um “belo exemplo” de democracia, foi demonstrado novamente pela classe política à população.

* Secretaria de Comunicação do SinteemaR