ASSEMBLEIA GERAL DISCUTE PLANO DE LUTAS E A INSTITUIÇÃO DE MENSALIDADE PARA APOSENTADOS

04/11/2019

O presidente do SinteemaR, José Maria Marques, abriu a Assembleia e no item informes, compartilhou de forma detalhada a necessidade de instauração de um plano emergencial de lutas, a ser executado ainda nos meses de novembro e dezembro deste ano, para contrapor a sanha dos governos estadual e Federal em querer acabar com o serviço público. A saber:
- LGU – vai gerar perda de autonomia das universidades; terceirização e precarização da qualidade de trabalho, a diminuição das IES do Paraná entre outras.
Por unanimidade, mais uma vez, a Assembleia rejeitou a proposta da Lei Geral das Universidades

- Reforma Administrativa – Também conhecida como “PEC Emergencial”, em nível Federal, que poderá ser incorporada pelo governo do Estado do Paraná ainda este ano.
Dentre essas medidas está contemplada a redução de salário e jornada de trabalho; proibição de aumento de despesa com pessoal; suspensão, durante dois anos, de progressão e promoção funcional, entre outros. Vide detalhes no Site: SINTEEMAR.COM.BR

- Reforma paralela da Previdência - Será tramitada ainda este ano na Assembleia Legislativa do Paraná.

Nesse sentido, o presidente José Maria Marques frisou a necessidade de fortalecimento do SinteemaR, uma vez que, em face às inúmeras e decorrentes demandas em que o sindicato foi requerido a participar, isso gerou despesas.
Aliado a este fato, ele ressaltou que a partir de 2017, com a PEC da Reforma de Temer e com a reforma atual do governo Bolsonaro, já aprovada, o número de filiados aposentados aumentou de forma substancial (de 2017 a 2019, aproximadamente 400 filiados se aposentaram). Isso vai gerar, no futuro, um desequilíbrio financeiro frente às lutas que se farão necessárias, uma vez que, na atualidade, o número de sócios que cotizam, representa 50% dos filiados ativos.
Dentro deste contexto, por ampla maioria dos votos dos presentes, a Assembleia Geral do SinteemaR aprovou na tarde desta segunda-feira, 4 de novembro, a contribuição de 1% de mensalidade dos filiados(as) aposentados (as), nos moldes dos servidores (as) ativos (as).  O Novo Estatuto já permitia essa contribuição, mas até o momento não havia sido realizada essa discussão.
Segundo explicou o presidente do SinteemaR, o Sindicato terá agora um prazo de até três anos para que os atuais aposentados (as) possam se adequar às novas regras.