EM ASSEMBLEIA, SERVIDORES APROVAM A SUSPENSÃO DA GREVE NA UEM

13/08/2019

Reunidos em Assembleia Geral Unificada, os servidores da Universidade Estadual de Maringá - UEM aprovaram, por maioria dos votos, a suspensão da greve na Instituição, mas decidiram manter a Assembleia Permanente. Isso significa dizer que podem voltar ao embate com o governo e a retomar uma nova greve a qualquer momento. As aulas e todas as atividades na UEM devem ser retomadas na segunda-feira, dia 19 de agosto.

Durante 48 dias, a categoria lutou pela recomposição salarial. Hoje as perdas já ultrapassam os 17%. Isso representa que os trabalhadores estão deixando de receber dois meses de salários por ano.

Depois que o governo protocolou a proposta de reposição a partir de 1º de janeiro de 2020, os sindicatos unificados resolveram chamar a Assembleia para deliberar sobre qual rumo tomar. A categoria entendeu que mesmo não atingindo os objetivos, houve avanços com esta greve.

Segundo o presidente do SinteemaR, José Maria Marques, o índice inicialmente era zero e agora alcançamos 2%. Além disso, houve a retirada do PLC 04/2019, que congelaria as carreiras por 20 anos; Prorrogação da discussão  do anteprojeto de Lei Geral das Universidades – LGU para até 30 de agosto; retirada das condicionantes: fim das licenças-prêmio e pagamento de parte da data-base desvinculada da evolução da receita, ficando 2% em janeiro de 2020, mais 1,5% em janeiro de 2021 e janeiro de 2022 e por fim, a garantia de renovação dos contratos de professores temporários da UEM.

O governo também vai reajustar os salários dos servidores que ganham menos que o piso regional.