SINTEEMAR REPUDIA A CONTRAPROPOSTA DE RATINHO JUNIOR PARA ACABAR COM A GREVE

04/07/2019

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá, SinteemaR, José Maria Marques, vem a público REPUDIAR, veementemente, a contraproposta indecente apresentada nesta quarta-feira, 3 de julho, pelo governador Ratinho Junior (PSD) para pôr fim à greve da categoria, que está entrando no seu décimo dia.

Segundo a proposta anunciada, o governo pagaria 0,5% a partir de outubro deste ano. 1,5% a partir de março do ano que vem. Outro 1,5% será aplicado em janeiro de 2021, no caso de a receita corrente líquida (RCL) do ano anterior ter crescido pelo menos 6,5%. O restante, mais 1,5%, incidirá em janeiro de 2022, desde que a RCL apresente um crescimento mínimo de 7% no ano anterior.

Essa contraproposta é tão indecente que a categoria, sem reajuste desde 2016, rechaça qualquer possibilidade de negociação nesses termos. A ideia agora é recrudescer o movimento grevista e para isso já conta com adesão de 22 sindicatos de servidores públicos do Estado do Paraná, vinculados ao Poder Executivo, no setor da educação, saúde e segurança.

Nesses termos, essa medida expõe apenas a dificuldade política de Ratinho Junior de tentar administrar o Estado com apoio dos servidores. Durante a campanha, afirmou que estaria aberto à negociação com os servidores e agora mostra sua incapacidade em garantir a sua própria fala.

Na verdade, o governador conseguiu apenas ofender a todos os paranaenses ao fazer tal proposta. Fica implícito que ele quer com isso, romper a unicidade, além de tentar descartar os direitos já adquiridos pela categoria, durante longos anos de muita luta.

PORTANTO, A GREVE DEVE CONTINUAR POR MAIS TEMPO.

É GRAVE - É GREVE!