DIFERENÇA ENTRE ESTADO DE GREVE, INDICATIVO DE GREVE E DEFLAGRAÇÃO DE GREVE

29/05/2019

Estado de greve é diferente de indicativo de greve ou deflagração de greve. Na prática é um alerta ao Governo para dizer que os servidores públicos poderão aprovar a greve a qualquer momento. Significa um período de preparação da categoria para uma possível greve. Toda a comunidade universitária (acadêmicos, agentes universitários e professores) é chamada para participar desses momentos de construção.

A deliberação pelo estado de greve está sendo motivada pelo não pagamento da recomposição salarial dos servidores do Poder Executivo.

Os servidores do Poder Judiciário e Legislativo tiveram seus salários corrigidos pela inflação. Isso porque possuem autonomia financeira.

Aos demais servidores públicos essa recomposição inflacionária foi negada, acumulando perdas de quase 18%. Pela Constituição Federal é obrigação do patrão recompor os salários de seus colaboradores. Ao que parece, para o Governo do Estado do Paraná essa Lei não vale.

“Já demos nossa contribuição com o Governo nos últimos três anos. Não podemos mais continuar pagando uma conta que não é nossa. O Governador Ratinho Junior não pode roer a corda agora, pois durante a campanha disse para todo Estado do Paraná ouvir que iria negociar”, disse o presidente do SinteemaR, José Maria Marques.