CONTEÚDO DO OFÍCIO ENCAMINHADO AO GOVERNADOR EM 09/04/2019

09/04/2019

CONTEÚDO DO OFÍCIO ENCAMINHADO AO GOVERNADOR EM 09/04/2019

Ofício nº 29/2019-SG.                   Curitiba, 09 de abril de 2019.

O FES- Fórum Estadual dos/as Servidores/as, por meio do presente, retifica o ofício contido nos protocolos 15.699.322-0 e 15.699-344-1, cujo teor, na íntegra, passa a ser o que segue:

Senhor Governador,

O FES- Fórum Estadual dos/as Servidores/as, definiu por intensificar a mobilização em defesa da pauta de reivindicações, pois até o momento não obteve respostas do governo. As categorias não aceitam continuar sem data base e muito menos que haja retirada de direitos.

As perdas salariais somam 16,24%. É crescente a insatisfação das categorias, que sentem no bolso a falta de reajuste desde janeiro de 2016. A pauta foi protocolada desde o início do ano, porém não obtivemos respostas efetivas a nenhum item. Ao contrário, os rumores vindos da Casa Civil preocupam e causam animosidade nas categorias. Não aceitaremos a retirada de direitos que vivenciamos no governo anterior.

Diante do exposto, vimos, pelo presente, informar que os servidores/as das diversas regiões do Estado realizarão um dia de greve no próximo dia 29 de abril de 2019, nos locais de trabalho. Um ato será realizado em Curitiba, a partir das 9 horas, com concentração na Praça Santos Andrade, caminhada até o Palácio Iguaçu e Assembleia Legislativa.

Solicitamos que Vossa Excelência receba os representantes do FES para uma audiência, no dia 29 de abril de 2019, período da manhã, em conjunto com a SEAP, para tratar dos itens emergenciais da pauta conjunta das diversas categorias:

- Pagamento da data-base em maio desse ano (em torno de 4,5%), assim como a reposição das perdas da inflação devida a partir de janeiro de 2017 que somam-se 11,53%.

- Implantação dos desenvolvimentos: pagamento das promoções e progressões, com a correta anotação dos períodos na ficha funcional. Decreto de ampliação de vagas para os agentes penitenciários.

- Reposição de pessoal: concurso público para todas as áreas do Estado. É urgente um debate sobre a estrutura e organização do Estado.

- Medicina, Perícia Médica e saúde do trabalhador. É necessário retomar o debate e aprovação do Projeto de Lei sobre Política de Atenção à Saúde Integral dos Trabalhadores da Administração Pública do Paraná, formulado pelo FES.

- Previdência: Situação atuarial da Unidade Gestora do Regime Próprio de Previdência e o Fundo Financeiro dos servidores estaduais do Paraná.

- Liberação de dirigentes sem prejuízos funcionais: fim das práticas antisindicais, dentre elas o corte de gratificações e adicionais.

Participarão da reunião o FES  e demais Entidades

1. APP- Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná.

2. Assuel - Sindicato Servidores Públicos Técnicos.

3. SengePr - Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.

4. Sindipol – Sindicato dos Policiais Civis de Londrina.

5. Sindisaúde - Pr – Sindicato dos App Sind. Trab. em Educação Pública Paraná.

6. Sindarspen – Sindicato dos Agentes Penitenciários.

7. Sindespol/Pr – Sindicato dos Escrivães de Polícia do Estado do Paraná.

8. Sindetran – Sindicato dos Servidores do Detran Pr.

9. Sindiprol/Aduel - Sindicato do Professores do Ens. Superior Público Est. de Londrina e Região.

10. Sinpoapar - Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná.

11. Sinssp-Pr - Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Paraná.

12. Sintespo – Sindicato dos Trab. em Estab. Estaduais de Ensino Superior de Ponta Grossa.

13. Sindijus - Sindicato Servidores do Poder Judiciário Pr.

14. Sindiseab - Sindicato Est. dos Serv. Públicos da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e Afins

15. Sinteemar – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino de Maringá.

16. Sinteoeste - Sindicato dos Trab. em Estabelecimento de Ensino Superior do Oeste do Paraná

17. Sintesu - Sindicato dos Doc. e Agentes Universitários do Ens. Sup. Est. de Guarapuava e Irati.

18. Sipol-Pr - Sindicato dos Investigadores de Polícia do Paraná.

19. Afipa - Associação De Funcionários do Ipardes.

20. Amai – Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos Inat. e Pensionistas.

21. Assofepar - Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná.

22. Apra - Associação de Praças do Estado do Paraná.

Atenciosamente,

Coordenação Estadual do FES Marlei Fernandes de Carvalho –APPSindicato (41 9 9116 3013); Donizetti Aparecido Rosa da Silva – Sindiseab (44 9 9945 0202); José Maria de Oliveira Marques - Sinteemar; Jaqueline Pereira Tillmann - Sindsaude.

Ao Excelentíssimo Senhor, CARLOS ROBERTO MASSA JUNIOR. Governador do Estado do Paraná. Nesta Capital.

Com cópia para o Excelentíssimo Senhor REINHOLD STEPHANES, Secretário de Estado da Administração e da Previdência do Paraná (SEAP). Nesta Capital