Primeira reunião entre FES e governo fica para depois do carnaval

27/02/2019

Primeira reunião entre FES e governo fica para depois do carnaval

O encontro que havia sido marcado pelo líder do governo na Alep, Hussein Bakri, entre sindicatos de servidores e o chefe da Casa Civil, Guto Silva, foi transferido para depois do carnaval. A reunião simboliza a retomada de diálogo entre governo e servidores, que foi rompido pelos governos Beto Richa e Cida Borghetti.

Entre os principais pontos das discussões estão: data-base, ParanaPrevidência, combate aos atos antissindicais e contratação de mais profissionais.

Embora agendada com o chefe da Casa Civil, o líder do Governo e a Coordenação do FES, a reunião ocorreu com o subchefe da Casa Civil, Alexandre Guimarães e o chefe de gabinete de Bakri, Marcelo Schlenert, que receberam a comissão de servidores para se inteirar das reinvindicações. Tanto o líder do governo, quanto o chefe da Casa Civil não puderam estar presentes em virtude da sessão estava ocorrendo no mesmo horário, em regime de urgência na Alep.

Outro ponto que foi discutido com os representantes do governo foi a recente circular nº 1/2019, de autoria da Casa Civil, que estabelece que os dias 4, 5 e a manhã do dia 6 de março, recesso e feriado de carnaval, serão considerados pontos facultativos e deverão ser repostos pelos servidores.

Os coordenadores do FES apontaram para o descabimento da decisão e a indignação da categoria. O subchefe da Casa Civil se comprometeu a reavaliar a situação e a emitir um posicionamento sobre o assunto.