SERVIDORES PÚBLICOS FECHAM A PONTE DA AMIZADE EM PROTESTO PELA REPOSIÇÃO DE SALÁRIOS

Servidores da educação, da segurança e da saúde fizeram na manhã desta segunda-feira, 27 de setembro, o Dia do Basta! Em forma de protesto, cerca de mil trabalhadores fecharam as duas vias da Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu, como forma de chamar a atenção da população e do Governo Ratinho JR (PSD) pelo não pagamento da data-base. A mobilização foi organizada pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES), que reúne cerca de 23 sindicatos do Paraná, entre eles, o SinteemaR, que esteve representado pelos seus diretores.
A luta da categoria é pela reposição da perdas salariais, uma vez que a categoria está há seis anos sem nenhum tipo de reajuste. Durante o protesto uma enorme fila se formou nas duas vias da Ponte e por cerca de um hora, houve paralisação total nos dois sentidos.
Com salários congelados desde 2016, os servidores  já acumulam uma defasagem de 25,44%, ou seja, de 13 salários por ano, a categoria está recebendo apenas nove.
O Dia do Basta! serviu para mostrar que os servidores atingiram o limite da paciência com o governo e já prometem outras manifestações semelhantes no decorrer deste ano. Ratinho Jr já conseguiu aprovar a Lei Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem, sem incluir a reposição da inflação nos salários dos servidores. Enquanto isso, concede isenções fiscais para grandes empresas.
O presidente do SinteemaR, José Maria Marques, destaca que estando sem a recomposição salarial, o servidor trabalha desestimulado e quem vai sofrer com isso é  principalmente a população carente que mais necessita do serviço público no seu dia a dia.