Reunião do COU discute lei geral das universidades

Notícia

Representantes do Sinteemar, entre eles, o presidente José Maria Marques, da Aduem, Afuem, Sesduem e do DCE discutiram durante toda a manhã de hoje, 9 de dezembro de 2021, a Lei Geral das Universidades, LGU, que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná. A reunião contou também com a presença do deputado estadual Tadeu Veneri (líder da bancada do PT).

A LGU é tida como uma forma de destruição e precarização das universidades públicas, com cortes de custeio e também com o descumprimento de normas que regulamentam o funcionamento das instituições. A proposta, que esteve suspensa por quase dois anos, voltou agora no final deste ano, em regime de urgência para ser votada.

O presidente José Maria Marques afirmou que a LGU destrói as universidades públicas paranaenses, com esse corte de custeio, com as mudanças nas carreiras de ensino superior e na falta de incentivo à pesquisa. Ele ressaltou que o governador Ratinho Junior (PSD) é inimigo número um das Instituições de Ensino Superior Públicas (IEES). “Ratinho Junior vem a Maringá e não visita a UEM, colocando na agenda apenas as faculdades particulares”, disse.

José Maria destacou ainda a importância de uma união de toda a comunidade e, também, de toda sociedade para defender as universidades públicas. Em seu discurso, afirmou que esse apoio deve se pautar na qualidade dos profissionais formados nas IEES, além da manutenção de pesquisas e de projetos de extensão para a comunidade.

Alterar o tamanho da fonte