Alerta para novo golpe na praça

Uma nova modalidade de golpe está sendo aplicada na praça em nome da Receita Federal. Os golpistas enviam e-mails aos contribuintes, solicitando que façam a regularização de pendências do Cadastro de Pessoa Física - CPF – pois assim, evitariam que o documento seja suspenso e que a pessoa pague uma multa por isso.

Na solicitação mentirosa pedem dados confidenciais, como informações fiscais e bancárias. Os bandidos usam o timbre da Receita, do Ministério da Fazenda e do Governo Federal e alertam para um demonstrativo anexo onde pedem a regularização do documento.

A Receita Federal orienta a não responder o e-mail, sob o risco de dar aos fraudadores informações pessoais e não abrir arquivos anexados, pois são programas executáveis que podem, além de causar danos ao computador, capturar informações confidenciais do usuário. O órgão alerta ainda que a pessoa não acione links, não “clique aqui” e que se exclua imediatamente a mensagem.

Informações adicionais podem ser obtidas nas unidades da Receita Federal ou pelo site: receita.fazenda.gov.br.