SinteemaR soma mais de 15 milhões pagos pela “Ação 10/14”

Mais um lote foi pago aos servidores nos últimos meses

Notícia
- Por Luís Cláudio Facebook X WhatsApp Link

Desde dezembro, o SinteemaR tem feito o pagamento de mais uma etapa da Ação 10/14. Neste 48º lote, foi repassado cerca de 1 milhão de reais para os servidores. São mais de 40 beneficiados com a ação nestes últimos meses.

A ação 10/14 é uma restituição dos valores excedentes pagos pelos servidores na contribuição previdenciária entre os anos de 1999 a 2006. Nessa época, era descontado 10% de contribuição, mas a lei que implantou o Paranaprevidência previa um desconto progressivo de 14% sobre a parcela que excedesse o teto do INSS, que era R$1200 neste período.

A assessoria jurídica do SinteemaR entrou com um mandado de segurança na justiça assim que percebeu a irregularidade, questionando a porcentagem descontada. Com a vitória na sentença, o sindicato estendeu o pedido a todos os servidores da UEM, que passaram a ter direitos na ação de restituição dos valores recolhidos irregularmente.

Ao todo, o SinteemaR pagou mais de 15 milhões aos trabalhadores apenas com esta ação. São cerca de 5 mil servidores beneficiados. Os lotes são liberados pela justiça e o setor financeiro do sinndicato avisa a cada beneficiado sobre a liberação.