Jornada Latino-americana de Integração aborda temas essenciais para a classe trabalhadora do continente

Dirigentes do Sinteemar estiveram presentes no evento que reuniu mais de quatro mil pessoas

Notícia
- Por Luís Cláudio Facebook X WhatsApp Link

Foz do Iguaçu foi cenário para uma grande reunião entre representantes de movimentos populares, lideranças políticas, estudantes, sindicalistas e trabalhadores na última quinta e sexta-feira (22 e 23). A Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos reuniu mais de quatro mil pessoas de 26 países do continente, entre eles os dirigentes do SinteemaR. Com o grande objetivo de debater a aproximação entre a população, o evento teve uma programação extensa sobre o futuro e o presente da América Latina.

O evento contou com a presença de importantes lideranças políticas desta região, como a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, a ministra da Secretaria da Presidência da Bolívia, Maria Prada e do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, além de deputados paranaenses e congressistas de outros países.

Para os debates, foram feitas conferências e os participantes foram divididos em mesas de trabalho que abordaram diferentes temas. As reflexões sobre a atual conjuntura dos países resultaram em um documento escrito em conjunto pelos grupos: a "Carta aos povos pela integração da América Latina e do Caribe", que remete à solidariedade entre a população e os pilares para fortalecer esta conexão entre os países.