História da Criação do SINTEEMAR

Com o golpe militar de 31 de março de 1964, implantou-se no país um regime de exceção que iria durar por mais de duas décadas. O regime militar estendeu seu controle a todas as instâncias do poder e da sociedade comprometendo as práticas democráticas e o sistema representativo Nacional.

Na educação, o Acordo MEC/USAID resultou na implantação da reforma universitária, a qual promoveria o desenvolvimento tecnológico do país, priorizando a produção do saber científico e tecnológico, o qual seria o pilar mestre do novo modelo desenvolvimentalista brasileiro. A ditadura sob a égide da ideologia da segurança nacional abafou a produção do saber crítico, mola propulsora das mudanças sociais. A repressão se instalou no país criando a censura à imprensa e a suspensão dos direitos e garantias individuais. Nas Universidades foram instaladas as Assessorias de informação e Segurança. Os membros das comunidades universitárias passaram a viver um período, onde as articulações políticas são extremamente difíceis. O autoritarismo, igualmente se reflete na UEM. Docentes da UEM inconformados reuniam-se fora do Campus iniciando-se as articulações para criar uma entidade representativa e de resistência na luta pela democratização da Universidade, e na ampliação dos direitos políticos e trabalhistas de seus membros. Fundou-se então em 02 de dezembro de 1978, a ADUEM, Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá. Em seguida, surge a AFUEM Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá.

Estas entidades atuavam no campo político, porém encontravam dificuldades para atuarem nas questões trabalhistas. Iniciou-se então a articulação de uma entidade sindical, que representasse os servidores da UEM. A legislação vigente na época exigia que se criasse uma Associação Profissional, como primeiro passo para a criação de um sindicato.


Professores da Universidade Estadual de Maringá paralisam atividades reivindicando melhores condições de trabalho e salários

Diretório Acadêmico dos Estudantes da UEM vai apurar responsabilidade por fogo em barricada em portão da Universidade

 
 
Rua Prof. Itamar Orlando Soares, 357 - Jardim Universitário - Maringá - Pr
44.3225-1611
Acessos: 10979496