PRESSÃO DE SINDICATOS FAZ ALEP RECUAR NA DISCUSSÃO DA REPOSIÇÃO DE APENAS PARTE DO FUNCIONALISMO ESTADUAL

12/06/2018

Em acampamento pela data-base servidores obtiveram vitória parcial

O SinteemaR e outros sindicatos integrantes do Fórum das Entidades Sindicais do Paraná – FES – estão acampados, em frente ao Palácio Iguaçu, reivindicando o pagamento da reposição salarial, conhecida como data-base.

Essa manifestação foi a forma que os representantes dos sindicatos encontraram para alertar a população sobre as práticas nefastas deste governo. Até o momento, o Projeto de Lei que concede reposição aos servidores do Executivo não foi sequer encaminhado à Assembleia Legislativa. Diferentemente dos outros poderes (Alep, TJ, TCE, MP) que religiosamente, desde 2016, tem sido contemplado com sua reposição anual. Neste sentido, a mobilização desta semana fez a Alep suspender a discussão da data-base dos referidos poderes, mesmo porque o movimento entende que temos direitos iguais, pois “todos somos servidores públicos do Estado”.

A discussão da data-base retorna na próxima segunda-feira, dia 18 de junho, e um dos objetivos da ação é pressionar também a governadora, Cida Borghetti, a cumprir o que está garantido em lei. O FES já elaborou um documento provando, matematicamente, que o Governo tem condições financeiras, fiscais e legais para aplicar a reposição da data-base ao funcionalismo, como determinam as leis 18.493/2015 e 15.512/2007.